MDB decide apresentar Nieckars como vice do Dr. Antenor

A decisão do MDB na convenção desta segunda (31) não surpreendeu. A 'dobradinha' com o PT já vinha sendo desenhada há semanas

O PT e o MDB definiram a primeira coligação para as eleições deste ano em Guarapuava. Em convenção na noite desta segunda (31), os emedebistas  abriram mão da candidatura majoritária. Assim sendo, João Nieckars será o candidato a vice na chapa liderada pelo médico Dr. Antenor.

Porém,  essa decisão não causou nenhuma supresa. Isso porque= ‘dobradinha’ que já vinha sendo desenhada há semanas, acabou se confirmando.

Conforme as tratativas de bastidores, um dos principais articuladores dessa composição foi o também médico Antonio França Araújo. Medebista ‘velho de guerra’ e amigo pessoal do Dr. Antenor, Antoninho ‘costurava’ apoio em várias instâncias. Aliás, ele teve o nome indicado também para uma disputa interna com Nieckars, já que seria um dos nomes preferidos por petistas para compor com Dr. Antenor.

De acordo com a trajetória política, Antoninho já foi vice-prefeito na primeira gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. Depois passou pelo PV, pelo PT e retornou ao partido de origem, o MDB.

Entretanto, a coligação deverá ser ‘sacramentada’ no dia 13, às 15, quando por video-conferência, o PT deve homologar a pré-candidatura do Dr. Antenor. Dessa forma, aprovando também a aliança entre o PT e o MDB. Outros partidos de esquerda também estão sendo aguardados para fortalecer essa composição.

MAIOR TEMPO

Com essa aliança a coligação ganha um dos maiores tempos na propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a distribuição leva em conta o resultado das últimas eleições gerais, em 2018.

O critério é o mesmo que define o acesso aos recursos do Fundo Partidário. Portanto, determina que os protagonistas do segundo turno da eleição do ano passado, PSL e PT, ficam com as maiores parcelas: o PSL terá 12,81% do tempo, e o PT, 11,32%. Porém, no caso da coligação em Guarapuava, Dr. Antenor e João Nieckars terão mais 6,08% destinados ao MDB.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Relacionadas

SOLIDARIEDADE

Neste sábado (26) tem Mutirão Solidário Escoteiro em Guarapuava

PROTESTO

Carreata em protesto a unificação de escolas é neste sábado

LUTO

Morre aos 88 anos em Guarapuava, o médico Ubirajara Azevedo

Comentários