Da Redação
O médico Frederico Guilherme Keche Virmond, fundador do Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná. Ele vai receber Menção Honrosa.
Dr. Frederico, como é chamado, construiu, com recursos próprios, o Hospital Santa Tereza, fundado em 1962. Desde então, o Santa Tereza atende a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), em sua maioria, oriundos de Guarapuava e municípios da região. O universo é de 500 mil habitantes.
Frederico Virmond foi o único de quatro filhos a q seguir carreira na Medicina. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1948, defendeu tese em Doutorado e depois de exercer a profissão por 14 anos na região das Missões, no Rio Grande do Sul, voltou para a sua cidade para realizar um grande sonho: construir um hospital.
Hoje o Santa Tereza conta com uma estrutura de um prédio de nove pavimentos com mais de 220 leitos, serviços de UTI, urgência, emergência, psiquiatria, maternidade e cirurgias eletivas. Conquistou neste ano de 2015 o Certificado de Filantropia para ampliar a sua participação em programas do Governo e melhorar ainda mais seus atendimentos. É administrado pelos filhos e netos do médico.
O Diploma de Menção Honrosa será expedido pela Assembleia Legislativa do Paraná para então ser entregue ao homenageado. De acordo com a assessoria, a proposição é do deputado estadual Bernardo Ribas Carli.