Com apenas oito anos, a iratiense Maria Julia já se tornou uma sensação no mundo da capoeira. Ela conquistou o título de campeã mundial após talento e dedicação que impressionam até os mais experientes. De acordo com a atleta, em entrevista ao Portal RSN, ela começou a treinar há apenas oito meses. Mas a habilidade, disciplina e amor pela arte a levaram ao topo. Agora, com o troféu nas mãos e os olhos brilhando de emoção, a pequena prodígio já tem um novo desafio em mente: o Campeonato Europeu de Capoeira, marcado para o próximo ano, em Portugal.
A história de Maria Julia, conforme, Helga, mãe da menina, é de superação e muito esforço. Quando chegou a Curitiba para o Campeonato Mundial de Capoeira, a jovem atleta se deparou com um cenário grandioso, com capoeiristas de 20 países disputando o título. “Quando cheguei em Curitiba e vi que havia capoeiristas de 20 países, me assustei. Não imaginava que fosse ser tão grande, mas venci”. Ela representa a Academia Muzenza, uma das mais tradicionais do Paraná.

Pipoca (Foto: divulgação)
A GINGA QUE ENCANTOU O MUNDO
O que realmente faz Maria Julia se destacar não é apenas o talento natural, mas a incrível ‘ginga’ na vida. Trata-se de um movimento característico da capoeira, que combina dança, luta e música. Essa habilidade é o coração da capoeira, uma arte que exige equilíbrio, flexibilidade, ritmo e força. De acordocom o pai dela, Lincoln, desde os primeiros passos, a menina se encantou com a fluidez dos movimentos e com a energia que a capoeira transmite.
Para chegar a esse nível de habilidade, Maria Julia não teve medo de se dedicar. Conforme conta a mãe dela, são dois treinos diários: um pela manhã e outro à tarde. A rotina exigente reflete a determinação de quem tem um grande sonho pela frente.
Eu treino muito, em casa e na academia, diariamente.
A capoeira é uma arte complexa que envolve o uso do corpo de maneira única, combinando agilidade, precisão e criatividade. Além dos movimentos técnicos, os capoeiristas também aprendem a tocar instrumentos, cantar e entender a filosofia por trás dessa prática. Maria Julia tem tudo isso dentro de si e já demonstra, mesmo com tão pouca idade, o que significa viver a capoeira de corpo e alma.
CAMPEONATO EUROPEU
Com o título de campeã mundial em mãos, a jovem capoeirista agora se prepara para o Campeonato Europeu, que acontecerá em Portugal no próximo ano. Para isso, ela busca apoio e patrocínio, pois a viagem e os custos de uma competição internacional exigem recursos.
Maria Julia é a prova de que a capoeira é uma arte que transcende gerações. E que, com amor, dedicação e a famosa ginga, qualquer sonho é possível. E a história dela está só começando.
Leia outras notícias no Portal RSN.