Guarapuava – No momento em que os 9 suplentes de vereadores se movimentam e reivindicam a posse na Câmara de Vereadores um nova ducha de água fria caiu sobre eles na sexta-feira, 2.
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmem Lúcia suspendeu a posse de todos os suplentes de vereadores, que estavam assumindo cadeiras nas Câmaras Municipais brasileiras, com base a emenda constitucional que aumentou 7 mil vagas nos legislativos dos municípios.
Em Guarapuava a Câra poderá ter até 21 vereadores, dependendo da decisão do presidente Admir Strechar. Ele e o deputado Artagão Junior conversaram com o 9 suplentes na noite da última quinta-feira e há uma pré-disposição para chamar os suplentes.
A decisão da ministra do STF, porém, pode paralisar essa inicitiva. Ela deferiu um pedido de liminar feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que contesta, numa ação protocolada nesta semana no STF, a posse desses vereadores. A Ordem dos Advogados do Brasil Nacional (OAB)protocolou no STF uma ação que também questiona a emenda.
A decisão, entretanto, ainda depende de um referendo ou não do plenário do STF.