22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Região

Morre aos 65 anos, Raeiffer Cabreira

Historiador foi candidato a prefeito, a deputado e a vereador em Guarapuava

raieffer

(Foto: Arquivo Familiar)

Ex-candidato a prefeito, a vereador e a deputado estadual, Raeiffer Antonio Cabreira, morreu aos 65 anos de idade na noite dessa quarta feira (6), no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, após ter sido transferido de hospital de Laranjeiras do Sul. De acordo com familiares, a causa foram complicações decorrentes do tratamento contra câncer na medula.

“As plaquetas estavam muito baixas e ele ficou internado no hospital de Laranjeiras por um dia, sendo transferido para Guarapuava, mas não resistiu”, disse o sobrinho Orlando Cabreira ao Portal RSN.

Raeiffer morava há cerca de cinco anos em Laranjeiras do Sul, mas foi em Guarapuava que ele fez história. Polêmico por ser combativo, Raeiffer iniciou a trajetória política no Partido dos Trabalhadores (PT). Por esse partido foi candidato a prefeito em 1992, deputado estadual (1994) e vereador (1996). Entretanto, após a sua última campanha política, deixou o PT para filiar-se ao PV, e numa mudança considerada radical pelo cenário político guarapuavano, passou a compor o grupo do ex-prefeito Fernando Ribas Carli. Chegou a ter um programa de comentários políticos na 92 FM ao lado do radialista Rodolfo Chagas. Também foi professor de História na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Acometido por um câncer na medula quando cursava Direito na então faculdade Campo Real, hoje Centro Universitário, Raeiffer se recolheu em casa para o tratamento. Mesmo assim, de longe, acompanhava a política. A maior parte do seu tempo, porém, era dedicado à leitura. Ao longo da vida juntou uma biblioteca pessoal, e grande parte do acervo foi doada ao Colégio Estadual Padre Chagas de Guarapuava.

Nos últimos anos, aderiu à filosofia Seicho No Ie e no seu perfil no Facebook diariamente postava mensagens para reflexão e fotos. A sua última postagem foi na última segunda (4), quando compartilhou uma foto da estátua O Laçador, em Porto Alegre.

Ela era casado com Marcia Wilcek Cabreira e deixa uma filha, a advogada Tatiane Cabreira. O velório é na Capela Mortuária de Laranjeiras do Sul, e o sepultamento será às 17h desta quinta (7), no cemitério de Laranjeiras do Sul.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo