22/08/2023
Blog da Cris

Quem é ele, esse tal de ‘compliance’?

Siqueira é acusado por rachadinha, desvio de patrimônio doado pela Receita Federal, viagens irregulares, contratação de familiares para cargos públicos

Siqueira sai da Sanepar (Foto: AEN)

Muito se tem falado em ‘compliance’ nos órgãos públicos, na iniciativa privada. Mas você sabe o que significa? Traduzindo, é um conjunto de normas que responsabiliza a pessoa física ou jurídica por atos de corrupção contra a administração pública. Seja ela, nacional ou estrangeira. A lei determina as mesmas regras para todas as empresas, independente do tamanho. O governo do Paraná, segundo informações divulgadas, prioriza a ‘compliance’ nos órgãos públicos e nas empresas estatais.

Nesse discurso a Sanepar está dentro. Pois, pois” No entanto, parece que o assessor jurídico da empresa Raul Clei Coccaro Siqueira não entendeu bem essa lição. E olha só. Além de fazer parte do núcleo de confiança do governador Ratinho Junior, já tinha respondido pela Controladoria Geral do Estado (CGE). Apesar disso tudo, ele não conseguiu fugir das investigações da Controladora Geral Luciana Carla da Silva Azevedo. Em sindicância que começou em dezembro de 2023 para investigar indícios de diversas irregularidades, lá estava ele no alvo de possíveis irregularidades.

REQUIÃO FILHO DÁ O TOM

E o deputado estadual Requião Filho, que lidera a bancada de oposição na Alep, não se acanhou. “O tal compliance, que deveria ser um farol de retidão, uma bússola atrás da honestidade, não funcionou nem para o Controlador Geral do Estado! É uma piada pronta”. Ele fez essa afirmação na segunda sessão da Alep neste ano, terça (6).

“O tal compliance, que deveria ser um farol de retidão, uma bússola atrás da honestidade, não funcionou nem para o Controlador Geral do Estado! É uma piada pronta”. Ele fez essa afirmação na segunda sessão da Alep neste ano, terça (6). Conforme o deputado,  30 pessoas foram ouvidas entre os dias 8 e 12 de janeiro. Siqueira é acusado por indícios de peculato, concussão, rachadinha, desvio de patrimônio doado pela Receita Federal, viagens irregulares e atividades particulares exercidas de forma irregular. Há também a contratação de familiares para cargos públicos’.

Sob pressão, Siqueira pediu exoneração do cargo de acordo com comunicado da Sanepar.

Leia outras notícias no portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.