22/08/2023
Cotidiano Paraná Região

Municípios da Região vão receber Operação Rondon em julho

Turvo está entre os 18 municípios pré-selecionados. Destes, 14 vão receber as ações da operação. Interessados devem aderir até esta sexta (12)

Na última edição da Operação Rondon Paraná as atividades atingiram quase 15 mil pessoas (Foto: Seti/Paraná)

Na Região de Guarapuava, Turvo e outros 17 municípios pré-selecionados podem aderir à Operação Rondon Paraná. Destes, apenas 14 poderão receber as ações extensionistas que ocorrerão em julho. O prazo vai até esta sexta (12). O projeto promove atividades de extensão universitária nas áreas de saúde, cultura e inclusão social.

Dessa forma, sete universidades estaduais se dividem entre os municípios selecionados para contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e regionais. Cerca de 200 voluntários, chamados de rondonistas, também vão propor soluções para demandas e desafios das cidades visitadas.

Os rondonistas são estudantes, professores e profissionais da carreira técnica universitária. Os critérios para os municípios pré-selecionados levaram em conta principalmente localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A ação é promovida pelo Governo do Estado, em parceria com as universidades.

MUNICÍPIOS PRÉ-SELECIONADOS

O lançamento da edição de 2024, prevista para julho, ocorreu na última sexta (5), em Guarapuava. Prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos do Centro-Sul se reuniram para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da Operação Rondon Paraná para os municípios.

Os municípios que podem fazer a adesão são: Turvo, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Mangueirinha, Marquinho, Mato Rico, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Virmond.

Para o vice-prefeito de Prudentópolis, Evaldo Hofmann Junior, a operação tem um papel importante para a promoção de cidadania e desenvolvimento sustentável. “Nós avaliamos de forma positiva essa iniciativa, pois é necessário levar às pessoas uma educação de qualidade, e sabemos que as universidades que fazem parte da Operação Rondon agem promovendo a inclusão para esse pessoal”.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa teve inspiração no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Na prática, a operação é uma oportunidade para que professores e estudantes universitários conheçam as realidades das comunidades e contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população. A programação inclui oficinas, palestras e atividades em várias temáticas, como cultura, direitos humanos, educação, saúde, tecnologia, meio ambiente e trabalho.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.