22/08/2023
Política

Nereu Moura destaca colonização japonesa

imagem-94106

Cristina Esteche, com assessoria

Os 107 anos da imigração japonesa no Brasil, completados nesta quinta-feira (18), foram destacados na Assembleia Legislativa. O deputado Nereu Moura, líder do PMDB, apresentou requerimento aprovado por unanimidade em homenagem à chegada, ao Porto de Santos (SP), do navio Kasato Maru, no dia 18 de junho de 1908, trazendo os 781 primeiros imigrantes lavradores da Terra do Sol Nascente.

A contribuição dos japoneses na agricultura, com técnicas próprias, é uma das mais importantes na história da imigração, afirma Nereu Moura. Outro ponto que tem promovido laço de integração entre Brasil-Japão nos últimos anos é a culinária. “O respeito e a valorização dos seus professores merece igualmente servir de exemplo para todos, aliado às lições de cidadania e justiça social, tendo a educação como alicerce”, destacou.
“Hoje em dia o Brasil é o país que abriga a maior população de japoneses fora do Japão”, lembra o parlamentar. São aproximadamente 1,5 milhão de nikkeis, forma como são chamados os japoneses e seus descendentes. A maioria reside nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

“O Paraná é onde está a segunda maior colônia japonesa no país. São quase 200 mil descendentes de imigrantes, 30 mil deles em Londrina e região”.

 Em 2015 são comemorados ainda os 120 anos de amizade Brasil-Japão. O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão foi celebrado em Paris (França) em 5 de novembro de 1895.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo