22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Novembro Azul terá visitação em empresas de Guarapuava a partir desta segunda (26)

Mais de 30 locais serão visitados pelas equipes de saúde da Prefeitura

laço-novembro-azul

Em alusão ao mês dedicado à saúde dos homens, Guarapuava iniciará ações intensificadas na próxima semana. Para o Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma semana com atendimento especial para eles, que pode ser atendidos também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nas empresas que aderiram à Campanha Novembro Azul.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), as equipes da Secretaria de Saúde visitarão as empresas entre os dias 26 e 30 deste mês. Haverá teste rápido, vacinação, odontologia, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre câncer de pele, câncer de próstata, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

“Nesta época, a secretaria intensifica as ações para que os homens façam exames preventivos. Cada unidade de saúde é responsável por visitar uma empresa, ou seja, serão 33 empresas visitadas, além disso, eles podem procurar as UBS”, destacou o secretário de Saúde, Celso Góes.

Em Guarapuava, neste ano, a Secretaria de Saúde registrou o óbito de seis pacientes em virtude do câncer de próstata. No ano passado, foram 14 vítimas. A intensa campanha voltada a doença, segundo o enfermeiro Antony Emanuel Xavier Colaço, coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro Alto, deve-se a um fator de consciência social.

“O foco no câncer de próstata vem porque ainda tem muito preconceito. O toque retal ele é um complemento no diagnóstico, o exame de sangue e o toque retal são complementares. Um não existe sem o outro. Por isso, precisa ser divulgado. Porque se não, o homem não vai procurar de jeito nenhum. Com o tempo, estamos conseguindo mudar a mentalidade da população, mas isso é devagar. Muita coisa é cultural e demoramos um tempo para mudar isso”.

Na cidade, ao longo de todo o mês, as 33 Unidades Básicas de Saúde estão com atendimentos com foco no público masculino, das 7h às 17h. O agendamento de exames, consultas e orientações estão disponíveis em todos as unidades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.