22/08/2023
Educação Paraná

Novo curso gratuito do Senai prepara jovens para o mercado de trabalho

Programa inclui habilidades como soft skills português e informática, além de inserir os estudantes em um banco de oportunidades da indústria

equipe-de-mulheres-de-negocios-no-escritorio_23-2148347181

Novo curso gratuito do Senai prepara jovens para o mercado de trabalho (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Senai Paraná está lançando um curso de preparação para o mercado de trabalho. Pensando em atender as demandas locais e a formação de qualidade para futuros profissionais que estão se preparando para trabalhar. O curso é on-line e gratuito. Assim, os jovens de 14 a 23 anos são o foco do projeto. O programa “O Futuro Profissional do Jovem” tem o objetivo de oferecer conhecimentos básicos necessários para uma futura formação profissional.

De acordo com Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, o conteúdo inclui habilidades como soft skills, português e informática. Além disso, requisitos básicos para quem quer trabalhar no setor industrial atualmente.

Os alunos que participarem do programa também ficarão em um banco de oportunidades. Bem como ser preferência quando surgirem vagas de aprendiz, ofertadas e selecionadas pelas indústrias no Paraná. Além de receberem um certificado de Qualificação Profissional do Senai. Que também pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

De acordo com dados da Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em fevereiro de 2020, cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhadores qualificados.

Na opinião dos empresários que responderam à pesquisa, a falta de trabalhador qualificado impacta diretamente a competitividade das indústrias. Desse modo, prejudicando 97% das empresas que enfrentam o problema. Para eles, entre as principais barreiras encontradas pelas indústrias na capacitação dos trabalhadores está a má qualidade da educação básica.

COMO SERÁ?

Conforme o Senai, o programa terá uma carga horária de 160 horas. Assim, sendo distribuídas ao longo de 40 dias. Para participar, os jovens devem residir no Paraná. Além disso, apresentar documentação comprobatória de baixa renda. O início do curso está previsto para o dia 13 de outubro. As matrículas serão feitas nas unidades do Senai e dúvidas e demais informações podem ser esclarecidas através do 0800 648 0088 ou no site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.