O coração da Ucrânia está batendo mais forte em Prudentópolis nesta semana

Município está vivendo a 9ª Semana da Comunidade Ucraniana

Grupo Vesselka (Foto: Divulgação)

O potencial turístico de Prudentópolis é incontestável e prova disso são as denominações que o município vem conquistando ao longo dos anos. Considerado o Maior Produtor de Feijão Preto do país, a Terra das Cachoeiras Gigantes ou ainda a Pequena Ucrânia Brasileira, por possuir 70% dos seus habitantes com essa descendência,  Prudentópolis está vivenciando a 9ª Semana da Comunidade Ucraniana. Nesses dias o coração do Leste Europeu bate no compasso das músicas, danças, orações, usos e costumes de um dos povos mais religiosos do planeta. Município com cerca de 50 mil habitantes, foi no século 19, lá pelos anos de 1894, que os ancestrais de quem hoje faz a cidade e o interior de Prude, ali aportaram, vindos da Província de Galícia.

Prefeito Adelmo Klosouski e autoridades (Foto: Divulgação)

Os anos seguintes foram difíceis, mas a resistência e a fé desse povo sempre falaram mais alto. Enfrentando a fome, a decepção de em vez da terra prometida, encontrarem apenas uma rua lamacenta, florestas de araucária e sem infraestrutura, a luta principal no país desconhecido era pela sobrevivência. Passado esse período, os descendentes fazem de tudo para manter viva a tradição. Além de igrejas, museus, grupos folclóricos, a preservação o idioma, entre outras vivências típicas, a Semana da Comunidade Ucraniana é um exemplo disso.

Com uma programação diversificada, que começou na segunda feira (20) e termina neste domingo (26), um dos pontos altos das festividades foi nessa quarta (24), dia da independência da Ucrânia e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, data instituída por lei federal em 2010, de autoria do ex-deputado Angelo Vanhoni (PT).

Outras atividades como oficinas de artesanato, bordados e de cerveja caseira, culinária para crianças, pêssankas, já foram realizadas e envolveram centenas de participantes.

Pierohê, prato típico (Foto: Divulgação)

Porém, o ponto alto das festividades será neste sábado (25) com o Dia do Varéneke, no Centro de Eventos São Josafat. Criado para reunir a comunidade, pasteis doces e salgados, incluindo o tradicional perohê, ou seja o pastel com massa cozida e vários temperos e recheios típicos, serão oferecidos aos participantes. A noite será animada pela cantora ucraniana Lesya Horova. Os ingressos são vendidos no Museu do Milênio, pelos valores de R$ 40 (adulto) e R$ 20 (crianças até 10 anos). Informações pelo telefone (42) 3446-3327.

Cantora ucraniana Lesya Horova (Foto: Divulgação)

No domingo (26), haverá o encontro entre as comunidades, a partir das 8h30, com concentração cívica na Praça Tarás Schevtchenko; às 10h terá celebração de missa na Igreja São Josafat; e a partir das 13h acontecerá a tarde cultural com  apresentações do grupo folclórico Vesselka, concurso da Rainha da Semana Ucraniana  e apresentação da cantora ucraniana Lesya Horova.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com