Da Redação
O governador Beto Richa já assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto de engenharia do Contorno Norte de Pato Branco, no Sudoeste do Estado. O investimado é estimado em R$ 50 milhões. “É o primeiro passo para a realização dessa obra, que é fundamental para a segurança dos moradores e para o crescimento econômico e social de Pato Branco e região Sudoeste. Segundo o governador a obra é viabilizada pelo ajuste fiscal. “Agora, com o ajuste fiscal que fizemos, vamos voltar a investir num ritmo mais acelerado na infraestrutura urbana e viária do Paraná ao prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi.
O contorno de Pato Branco é uma antiga demanda da sociedade e faz parte das ações do governo estadual de criar grandes corredores rodoviários para melhorar o escoamento da safra e da produção industrial paranaense.
O projeto vai definir um novo traçado da BR-158 para desviar o trânsito de caminhões e veículos que cruzam Pato Branco com destino à região Sul do País, tirando o tráfego pesado da região central do município. Nos horários de pico, são mais de 20 mil veículos por hora, que sobrecarregam a região central da cidade.
O desvio será feito antes de chegar a área urbana, passando pela PR- 493 e voltando à BR 158, perto do município de Vitorino. O traçado definitivo será apontado no projeto. Deverão ser construidos 20 quilômetros de nova estrada.
A previsão é concluir o projeto em 180 dias após a assinatura do contrato com a empresa Astec Engenharia, vencedora da licitação.