Guarapuava – Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal, liderou o debate pelo desenvolvimento regional do Estado em encontro do Projeto Paraná. No evento suprapartidário, que reuniu lideranças de nove diferentes partidos, foram discutidas ações para o desenvolvimento integrado de 31 municípios da região. Educação, saúde, segurança, meio ambiente, indústria, comércio e turismo e o fortalecimento agroindustrial foram temas de destaque no encontro. Foi no sábado, dia 26.
Osmar Dias ouviu as demandas da região e afirmou que a implantação do Hospital Regional em Guarapuava é uma das prioridades incluídas no Projeto Paraná que estará contemplada no plano de governo a ser apresentado pelo PDT no ano que vem. A saúde pública será um grande desafio para os próximos governadores. No Paraná defendo o melhor aproveitamento das universidades estaduais neste campo e a formação de um circuito de atendimento à saúde com as universidades dando suporte aos hospitais regionais. É uma ação que irá atender a uma grande necessidade da população por um fim no passeio de ambulâncias pelas rodovias que hoje põe em risco a vida dos pacientes, afirmou.
O líder pedetista elencou os 12 princípios do Projeto Paraná e que farão parte do plano de governo para o Estado, dando destaque à transparência absoluta na gestão e no fortalecimento das empresas públicas. Nenhum número do Estado ficará escondido da população, sejam dados de despesa, receita, saúde ou segurança. Este é um compromisso, como também o da manutenção das empresas públicas e da melhoria dos serviços por elas prestados. Copel, Sanepar e o Porto de Paranaguá são estratégicos para o Estado e têm vão continuar sendo patrimônios do povo paranaense, completou.
Osmar destacou ainda que a Educação em Tempo Integral será implantada numa parceria entre Estado e os municípios com atenção especial para comunidades carentes. As prefeituras do PDT hoje já são referências neste campo. Pato Branco tem 81% dos alunos matriculados em escolas com educação em tempo integral e Paranaguá 75%. Esta é uma semente que estamos plantando e tenho a certeza de que o nosso Estado um dia será referência nacional pela educação em tempo integral e pela valorização dos professores e dos profissionais do magistério, disse o senador.
No debate do Projeto Paraná em Guarapuava, organizado pelo presidente do PDT na cidade, Paulo Sberze, estiveram presentes representantes do DEM, PP, PTB, PPS, PMDB, PT, PSC e PHS. O presidente do PDT paranaense, deputado estadual Augustinho Zucchi, destacou que os debates são fundamentais para a viabilização e a futura execução de um plano de governo feito com base na realidade do Estado. Não estamos fazendo comícios. O Projeto Paraná será base de um plano de governo que nascerá da vontade da população. O IBGE apontou Curitiba e Região Metropolitana receberam 400 mil pessoas no ano passado. Todas vindas do interior. Isto prova que um verdadeiro projeto de governo não pode ser feito a partir de Curitiba, mas do interior para a Capital e por quem conhece o Estado por inteiro. Osmar Dias sabe do potencial do Paraná e o PDT tem candidato, palavra, organização e trabalho para executar este grande projeto de desenvolvimento, salientou Zucchi.
A iniciativa de Osmar Dias de debater regionalmente o desenvolvimento do Paraná foi elogiada pelo prefeito de Guarapuava, cidade anfitriã da sexta edição do encontro, Fernando Ribas Carli (PP). Nossa região acompanhou os diversos ciclos de desenvolvimento do Estado, desde o tropeirismo, da exploração da erva-mate e do extrativismo da madeira. Hoje, precisamos de um projeto específico de desenvolvimento que contemple o investimento na vocação local, a criação de novas indústrias e a geração de emprego e renda. Guarapuava só irá bem se toda a região for bem, afirmou o prefeito.
O presidente do DEM no Paraná, deputado federal Abelardo Lupion destacou a presença maciça no encontro de representantes de diversas siglas partidárias e a importância de se debater o Estado a partir do interior. O verdadeiro líder e estadista é aquele que desenvolve um Estado a partir de sua vocação maior. Aquele que fortalece a capital a partir do investimento no interior, observou. Para Lupion, o resgate das peculiaridades de todas as regiões do Paraná e o investimento na vocação local, propostos por Osmar Dias, é o caminho para o desenvolvimento do Estado. Muitos questionam minhas participações nos encontros do Projeto Paraná organizados por Osmar Dias. Estou aqui porque sou um homem de palavra e tenho compromisso com o que entendo ser o melhor para o Paraná. O meu grupo vai estar com Osmar Dias e esta também é a palavra do presidente nacional do meu partido, Rodrigo Maia. Antes da minha candidatura ao senado está a candidatura de Osmar ao governo, frisou Lupion.
Ao encerrar o evento, o senador Osmar Dias frisou o compromisso de ampliar os projetos que estão dando certo no Estado e promover ações integradas para o desenvolvimento de todas as regiões. Quando um governante destrói o que existe de bom quem paga o preço é a população. Não estou aqui vendendo ilusões, mas pregando a esperança de que o nosso Estado será melhor se colocarmos na bandeira do Paraná o amor que temos por nossa terra e pelo nosso País, afirmou Osmar.
Participaram da sexta edição do Projeto Paraná, em Guarapuava, os prefeitos pedetistas de Paranaguá, José Baka Filho; de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino; de Umuarama, Moacir Silva; de Pato Branco Roberto Viganó, além dos deputados estaduais Fernando Scanavaca o deputado federal Wilson Picler e o vereador de Curitiba, Roberto Hinça.
Da assessoria