Pacientes com esclerose múltipla receberão medicamento pelo SUS em Guarapuava

Mas glatirâmer de 40 mg pode demorar até seis meses para chegar ao sistema público de saúde

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

Os pacientes adultos que possuem esclerose múltipla (EM), doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, passarão a receber a oferta de um medicamento em novo formato pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Guarapuava, a oferta ocorrerá por meio da 5ª Regional de Saúde. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA), o medicamento acetato de glatirâmer na versão de 40 mg, passará a ser ofertado pela rede pública no prazo máximo de seis meses. Atualmente, apenas a versão de 20 mg é distribuída.

A aquisição do medicamento na versão de 40 mg, segundo a Sesa, ocorrerá de modo centralizado por meio do Ministério da Saúde, com distribuição do Estado de acordo com a demanda de usuários cadastrados. Na abrangência da 5ª Regional de Saúde, 35 pacientes possuem o cadastro. Deste total, 22 são de Guarapuava. Conforme dados da Sesa, a doença afeta adultos na faixa de 18 a 55 anos de idade. No Brasil, a taxa de ocorrência é de, aproximadamente, 15 casos para cada 100 mil habitantes.

A principal vantagem da oferta do medicamento na versão de 40 mg está na redução em mais da metade do número de aplicações de injeção no corpo por semana, passando de sete para três. O resultado será mais qualidade de vida ao paciente com esclerose múltipla.

Quando o medicamento já estiver disponível, o paciente que tiver indicação médica para tratamento com acetato de glatirâmer deverá procurar a farmácia da 5ª Regional de Saúde, que fica na rua Vicente Machado, 1109, Centro, para solicitar informações sobre a documentação necessária para retirada.

Relacionadas

EQUIDADE

Pesquisa de professora da Unicentro é base para PLP que trata de equidade na política

GUARAPUAVA

Tropeada homenageia morador do distrito do Guará, em Guarapuava

PROGRAME-SE

2º Baterasso ocorre neste domingo (24), no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava

Comentários