22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava Paraná Região Saúde

Paraná está há 10 dias de encerrar situação de surto de sarampo

Sem novas confirmações há 80 dias o Estado está perto de se livrar do surto da doença. Regional de Guarapuava tem apenas três casos confirmados

sarampo

Vacina é imprescindível para o controle do surto de sarampo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Faltam apenas 10 dias para que o Estado do Paraná encerre a situação de surto de sarampo. Isso porque o Estado não confirma novos casos da doença há 80 dias. São necessários 90 dias sem registros de novos casos.

O boletim semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que a 5ª Regional, que tem sede em Guarapuava, descartou mais um caso da doença nos últimos sete dias. O caso estava em investigação em Guarapuava, que é a única cidade da regional com casos confirmados.

Ao todo, nove cidades pertencentes a regional tiveram casos suspeitos. Desse modo, continuam em investigação um caso em Guarapuava, um em Marquinho e um em Prudentópolis. Assim, dos 46 registros de suspeita de sarampo no Estado, 40 já foram descartados.

Em todo o Paraná, já foram 1.837 confirmações, são cinco a mais que a semana anterior. Além disso, 240 casos continuam em investigação e 1.290 que tiveram resultado negativo para sarampo.

VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde do Estado reitera que a campanha de vacinação contra o sarampo teve o prazo estendido e segue até o dia 30 de agosto, dirigida para adultos na faixa etária de 20 a 49 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade da vacinação. “Embora estejamos na pandemia pelo novo coronavírus, precisamos nos cuidar de outros vírus também. Peço que todos que ainda não tomaram a dose da vacina que protege contra o sarampo, que procurem a unidade mais próxima da sua casa. Somente assim todos vão ficar protegidos dessa doença”.

A primeira dose da vacina deve ser recebida pelos bebes aos 12 meses, e a segunda dose aos 15 meses. Adolescentes e adultos até 29 anos precisam de duas doses para estarem protegidos, considerando o histórico vacinal. Adultos de 30 a 59 anos precisam de uma dose da vacina. Caso a pessoa não saiba se já tomou, deve receber uma dose da vacina.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo