Paraná tem menor número de homicídios dolosos em 13 anos

Em Guarapuava e Região, o cenário é diferente. Em 2019, foram registrados dois crimes de homicídio doloso a mais que em 2018

Na regional de Guarapuava não houve queda no número de homicídios (Foto: Divulgação/SESP/AENPr)

O Paraná registrou em 2019 o menor número de homicídios dolosos (com intenção de matar) dos últimos 13 anos. Os dados foram divulgados nesta segunda (30) pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Foram 175 mortes a menos de janeiro a dezembro do ano passado, quando houve 1.780 homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.955 casos). No primeiro ano de divulgação das estatísticas de homicídios dolosos, em 2007, foram registradas 2.647 mortes, 32,7% a mais que neste último ano. Porém,o maior número de registros, desde quando começaram as análises, ocorreu em 2010, com 3.276 mortes (45,6% a mais que em 2019).

Segundo o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a queda é atribuída a diversas atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Esperamos manter o controle da criminalidade por meio de ações baseadas na estratégia e na inteligência”.

GUARAPUAVA E REGIÃO

Entretanto, 7ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), regional de Guarapuava e outros 13 municípios, não houve queda no número de homicídios dolosos. Pois, entre janeiro a dezembro do ano passado, a 7ª AISP registrou dois homicídios dolosos a mais do que o mesmo período de 2018.

Os municípios com mais registros de homicídios dolosos da Região em 2019 foram, Guarapuava (26), Pinhão (10), Prudentópolis (11), Pitanga (4), Candói (3), Reserva do Iguaçu (2), Turvo (2), Nova Tebas (2) Manoel Ribas (1), Foz do Jordão (1), Campina do Simão (1), Mato Rico (1).

Ao todo foram 64 registros deste tipo de crime na Região de Guarapuava ano passado. Em 2018, foram 62. Contudo, os únicos municípios da 7ª AISP que não houve registro de homicídios dolosos nos dois últimos dois anos foram, Boa Ventura de São Roque e Santa Maria do Oeste.

PARANÁ

Dos 399 municípios paranaenses, 143 não registraram nenhum homicídio em 2019, e aproximadamente metade, 195, tiveram menos de cinco mortes durante todo o ano. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Péricles de Matos, o número é positivo e, “significa que temos uma polícia presente, que tem planejamento e emprego inteligente dos seus recursos”.

Além disso, 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública, registraram queda nos homicídios dolosos no ano passado. Apenas duas tiveram número de mortes superior a esse índice: Curitiba e a Região Metropolitana. Assim, a 5ª AISP, com sede em São Mateus do Sul, que compreende nove municípios, teve a maior diminuição percentual no Estado: 62,8%.

Por fim, houve 22 homicídios a menos no ano passado (35 em 2018 e 13 em 2019). O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que busca “alcançar boas reduções estatísticas, principalmente no Interior do Estado”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ARTE E EDUCAÇÃO

Inscrições para o 2º Concurso de desenho terminam dia 30

CAMPANHA NACIONAL

Beto Preto orienta que Regionais intensifiquem ações de vacinação

TURISMO DO PARANÁ

Maior feira virtual de turismo da AL começa neste domingo (27)

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com