Paraná tem quase 700 inquéritos policiais instaurados por feminicídio

Enfrentamento da violência contra a mulher será debatido nesta sexta (22) pelo MP do Paraná

(Foto: Reprodução)

Em 2018, só entre os meses de janeiro a julho, foram registrados no Ligue 180, canal de denúncias do governo federal, perto de 80 mil casos de violência contra mulher em todo país. Desses, 994 tratam de mortes e 63.111 de violência doméstica.

Para buscar a redução de índices como esses, o Ministério Público do Paraná promove nesta sexta (22) em Curitiba, o seminário “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”.

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MP do Estado, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), o encontro é dirigido a membros e servidores do MP e operadores do Direito, mas também é aberto ao público geral.

“O combate à violência contra a mulher é uma ação que deve envolver a todos, desde as autoridades que enfrentam diretamente a questão, como promotores de Justiça, juízes e policiais, até representantes do legislativo e executivo e a população em geral. É um tema que afeta toda a sociedade”, afirma a promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi, uma das responsáveis pelo seminário.

A promotora conta que durante o seminário serão expostos trabalhos feitos por agentes do MP que contemplam diversas questões ligadas ao enfrentamento da violência de gênero, como iniciativas dirigidas à prevenção de atos de violência, práticas restaurativas e também a atuação criminal dos promotores de Justiça em casos de feminicídio.

De acordo com dados do Sistema PRO-MP, do MP do Paraná, levantados pelo Nupige, de 2015 até o dia 15 de março deste ano foram instaurados 693 inquéritos policiais referentes a feminicídios e oferecidas 592 denúncias criminais ligadas a esse tipo de crime. Só na capital, no mesmo período, são 73 inquéritos abertos e 56 denúncias propostas ao MP. Em Guarapuava e Região, pelo menos sete feminicídios ocorridos entre 2018 e 2019 estão sendo investigados pela polícia.

(Imagem: Divulgação)

SERVIÇO

Seminário: “A atuação do MPPR no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher”
Local: Auditório Ary Florêncio Guimarães – Sede MPPR (rua Mal. Hermes, 751 – Centro Cívico, Curitiba)
Datas e horários: 22 de março de 2019, das 09h às 18h
Participação: Presencial e via webcast (transmissão ao vivo pela internet).
Inscrições: clique aqui.

Relacionadas

BOA SAFRA

Safra de verão deve colher 16.700 quilos de grãos por hectare

NÚMEROS POSITIVOS

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

VACINAÇÃO PRORROGADA

Sesa prorroga prazo de vacinação contra a poliomielite no Paraná

Comentários