Pelos ‘bastidores da política’ em Guarapuava

Saiba um pouco do que ocorre na política guarapuavana; os nomes das coligações, as polêmicas em redes sociais, pautam o Política em Rede

Empresária Kátia Burko (Foto: Reprodução/Facebook)

EM DEFESA DO IRMÃO

A empresária Katia Burko utilizou o perfil no Facebook para sair em defesa do irmão, o ex-prefeito Vitor Hugo Burko. Candidato a prefeito, Burko figura no centro de uma polêmica. É que por responder a ações judiciais, uma das quais, transitou em julgado, a dúvida ‘plantada’ é: ele está elegível ou inelegível? O candidato do Democratas é convicto de que está apto a concorrer nas eleições deste ano. Já especialistas em Direito garantem que o caso não é bem assim.

Entretanto, esse assunto já se desgasta entre medidas judiciais ajuizadas, medidas judiciais indeferidas. O que se entende é que há interpretações sobre vários ângulos. E quem, dirá a palavra final será a Justiça Eleitoral.

O fato é que o candidato encontra-se em plena campanha. De acordo com Kátia, mais de 500 pessoas estão engajadas. Ela disse também que o ‘bombardeio’ contra o irmão é porque ele faz as coisas ” por amor”. Aliás, o nome da coligação que reúne o DEM, o PDT e agora o Solidariedade é ‘Por você’. Simples assim.

MOVIMENTO GUARAPUAVA PARA TODOS (1)

O nome da coligação que une o PT, MDB e PCdoB, em Guarapuava, remete aos dois partidos que compõem a chapa majoritária. Assim, ‘Movimento Guarapuava para Todos’ se apodera da primeira palavra do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e ‘para todos’ (PT), tendo o município (Guarapuava) no centro.

MOVIMENTO GUARAPUAVA PARA TODOS (2)

E por falar na coligação que tem como candidatos majoritários o médico Antenor Gomes de Lima e o advogado João Nieckars, a chapa de vereadores soma 40 candidatos. Desses, 21 são do PT, sendo 15 homens e seis mulheres. Outros 19 postulantes estão no MDB. São 12 homens e sete mulheres. Entretanto, a exceção fica por conta do PCdoB. Embora esteja na coligação, lançou candidaturas.

MOVIMENTO GUARAPUAVA PARA TODOS (3)

Considerada pela coligação com uma das chapas mais ecléticas e bem preparadas para compor a Câmara de Vereadores, eis quem são os candidatos: PT: Adão da Apae, Titio Alaor, Alex DJ, Altair da saúde, Ana Santos, Anotnio Cigano, Berê do Lavacar, Cris Wainer, Divo Paiol de Telha, Douglas do Uber e 99, Pedro Henrique, Negão Edilson, Edina Felizardo, Jacaré, Neri Peixe, Marina Silva, Rodrigo Edling Rodraw, Professor Rodrigo, Silvana Gotlieb, Professora Terezinha, Wilson Padilha.
Já o MDB está com Sérgio Cacilho, Gilmar Lejambre, Terezinha Kuster, Dr. Geraldo, Nereo Correa, Vanderlei Fogaça, Élison de Paula, Daniel Ivanski, Marabá, Campos, Sd. Stromberg, Klebinho, Profª. Bia, Eugenia Nieckars, Marysa, Elaine Rubilar, Gisele Tamanini e Cecília.

NA ATIVA

Um dias após a homologação da candidatura a prefeito de Guarapuava, o ex-secretário de Saúde Celso Goes, percorreu bairros da cidade. O ‘cabeça’ da coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’ esteve também no Portal RSN, agora no shopping Cidade dos Lagos. Antes, porém, passou pelo Centro de Inovação Tecnológica.

SOMA DE FORÇAS

E falando em coligação, ‘Guarapuava cada vez melhor’ trata-se de uma alusão ao desenvolvimento do município, conquistado nos últimos quase oito anos. O entendimento é de as conquistas se devem ao alinhamento com o Governo do Estado e à união de forças políticas, a denominação é um apelo à continuidade desse projeto. Assim sendo, se unem em torno de Celso Goes, grupos políticos que até as últimas eleições estavam como adversários: Carli e Silvestri. Essa união se materializa com a presença do advogado Samuel Ribas Abreu como vice ao lado de Celso Goes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Relacionadas

AGRONEGÓCIO EM ALTA

Valor do bruto da produção agrícola de Guarapuava supera R$ 1 b

AUMENTOU

Guarapuava confirma 53 novos casos de covid-19

BOA SAFRA

Safra de verão deve colher 16.700 quilos de grãos por hectare

Comentários