22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Pesquisa ‘fake” saiu da assessoria de Rosângela Virmond

De acordo com o TSE, a pessoa que disseminou uma pesquisa falsa no perfil no Instagram, trata-se de Simone Lozeckyi, assessora da candidata

Rosângela Virmond (Foto: arquivo/RSN)

A informação divulgada pelo Portal RSN sobre a ‘fake news’ divulgada pela assessoria de uma candidata a vice-prefeita, em Guarapuava, está congestionando os contatos do Portal. As pessoas querem saber a identidade da candidata. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pessoa que disseminou uma pesquisa falsa no perfil dela no Instagram, beneficiando a candidata em questão, trata-se de Simone Lozeckyi. Ela trabalha no gabinete parlamentar da vereadora Rosângela Virmond, que é candidata a vice ao lado de Denilson Baitala (PL).

De acordo com a Justiça Eleitoral, Simone deve pagar uma multa no valor mínimo de R$ 53.205, a partir do trânsito em julgado da sentença. A assessoria jurídica, que conta com os advogados Fabio Augusto Pletsch e Thieme Silvestri Netto, devem recorrer da sentença. O processo ocorreu a partir de uma representação eleitoral promovida pelo Ministério Público do Paraná em Guarapuava.

De acordo com o MPPR, a suposta pesquisa eleitoral foi feita pelo Instituto Gerar. A pesquisa avaliava as respostas à pergunta: “Qual seria o candidato a vice-prefeito mais preparado para administrar Guarapuava?”. A suposta pesquisa mostrava a candidata a vice-prefeita para quem ela trabalha, à frente na avaliação.

Entretanto, a investigação do MPPR demonstrou que não há registro da pesquisa no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, não há informações que comprovem a existência do Instituto, muito menos que seja uma entidade especializada em pesquisas eleitorais.

Ao representar contra a irregularidade, o Ministério Público apontou que a publicação, “além de ser uma falsa pesquisa eleitoral, não deixa de ser uma propaganda eleitoral modificada, com mensagem ‘fake news’, no intuito de convencer e iludir o eleitor”.

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Cristina Esteche

Jornalista

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