22/08/2023
Cotidiano Região

Pêssankas gigantes resgatam tradição milenar em Prudentópolis

Exposição a céu aberto segue até este domingo (21)

pêssankas

Em Prudentópolis o Centro da cidade entra no clima da Páscoa e resgata um dos símbolos da comunidade ucraniana. Pêssankas gigantes compõem uma exposição na praça em frente à Igreja Matriz e atrai o público da região.

De acordo com dona Madalena Lozovel, a pêssanka é uma arte milenar que festeja a ressurreição. “Você doa a pêssanka como um amuleto e essa exposição resgata uma tradição antiga e Prudentópolis está de parabéns em fomentar o turismo religioso”. Os ovos pintados significam saúde,

A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do município e estará à disposição até este domingo (21). Segundo o prefeito Adelmo Klosowski, o atrativo turístico foi comprado pela Prefeitura para a preservação da cultura ucraniana. Assista a reportagem.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.