Pinhão oferece capacitação para profissionais da saúde sobre hanseníase

Dia 26 de maio é o dia estadual de conscientização sobre a hanseníase

(Foto: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão promoveu atividades para capacitar 72 profissionais a fim de facilitar a identificação de casos de hanseníase no município. O objetivo da secretaria é oferecer o tratamento adequado para os pacientes. Dia 26 de maio é o dia estadual de conscientização sobre a hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que é causada por uma bactéria que atinge pele e nervos. A transmissão ocorre pelas vias áreas e se manifesta através de manchas claras na pele e alteração de sensibilidade.

A assessoria de imprensa da prefeitura destacou que “é importante ressaltar que a sensibilização dos profissionais faz a diferença para identificar e iniciar o tratamento da doença, uma vez que, iniciado o tratamento o mais rápido possível, as chances de cura e de evitar sequelas serão bem maiores”.

O Brasil é o segundo país com maior número casos. O Paraná teve três mil casos confirmados nos últimos cinco anos. Em Pinhão, desde o ano 2000 foram 137 casos, sendo que a incidência maior é em homens da área urbana.

A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia e do programa da hanseníase em Pinhão, Ana Lurdes Charnoski, o fato de que o maior número de casos ocorre nas cidades está relacionado aos aglomerados populacionais. “Na área urbana, as residências ficam mais próximas do que na área rural, o que facilita a transmissão, haja visto que isso ocorre por via respiratória”.

Ainda de acordo com Ana, o tratamento é feito via oral. “O tratamento é gratuito, efetivo e ofertado em qualquer unidade básica de saúde. Os doentes param de transmitir a hanseníase, tão logo iniciem o tratamento, este deve ser feito com regularidade”.

Relacionadas

CRIME AMBIENTAL

Aplicação de inseticida mata abelhas em comunidade em Turvo

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

Comentários