22/08/2023
Em Alta Esportes Região

Pinhão recebe Jogos Escolares do Paraná edição 70 anos

Com a participação de 673 escolas da rede pública e 155 colégios particulares, as competições ocorrem em 15 cidades diferentes

Pinhão recebe Jogos Escolares do Paraná edição 70 anos (Foto: Paraná Esporte)

A edição comemorativa de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) está reunindo mais de 34 mil participantes, incluindo atletas, dirigentes, árbitros e apoiadores de 190 municípios. Com a participação de 673 escolas da rede pública e 155 colégios particulares, as competições ocorrem em 15 cidades diferentes. Assim, abrangendo diversas modalidades esportivas, desde futsal até golf 7.

Os Jeps são um dos eventos esportivos mais tradicionais, reunindo alunos de 12 a 17 anos de escolas estaduais, municipais e particulares. O número de participantes tem crescido a cada edição, atingindo mais de 90 mil inscritos em 2022 e ultrapassando 113 mil em 2023.

Além de ser uma base essencial na grade esportiva do estado, os Jogos Escolares do Paraná também promovem a inclusão social, oferecendo modalidades para alunos com deficiência de forma simultânea à competição tradicional. Desde a primeira edição nos anos 1950, sob o nome de Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), até os dias de hoje, os Jeps têm sido uma vitrine do talento esportivo e um espaço de aprendizado e integração para jovens de todo o estado.

CIDADES

A primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná segue até 8 de maio em 15 cidades: Jesuítas, Itaperuçu, Renascença/Marmeleiro, Medianeira, Pinhão. Bem como, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida. Por fim, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.