Planejamento pedagógico e Prova Paraná são destaques em 2020

São atividades para profissionais da educação e para estudantes, pensadas para aprimorar o planejamento de aulas e estratégias de aprendizagem

Ano letivo começa em 5 de fevereiro e termina em 17 de dezembro (Foto: AENPr)

O ano letivo de 2020 começa em 5 de fevereiro e termina em 17 de dezembro para mais de 1 milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná. Assim, entre as duas datas o calendário escolar prevê uma série de atividades. Tanto para profissionais da educação quanto para estudantes, pensadas para aprimorar o planejamento de aulas e estratégias pedagógicas de aprendizagem.

Conforme o calendário escolar divulgado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, diretores, pedagogos, professores e servidores participam, nos dias 3 e 4 de fevereiro das atividades de Estudo e Planejamento. Tal período em que se debruçam sobre os resultados observados no ano anterior e, a partir daí, definem planos de aula e boas práticas pedagógicas para a gestão escolar em sala de aula.

O calendário escolar de 2020 prevê, ao todo, cinco momentos de Estudo e Planejamento – nos dias 3 e 4 de fevereiro; 15 de maio; 20 e 21 de julho (após as férias escolares) e no dia 11 de setembro. Além disso, as datas foram definidas para logo após o fechamento dos trimestres. A fim de possibilitar que os profissionais discutam ações pedagógicas a partir dos resultados obtidos até então.

PROVA PARANÁ

Assim, as edições da Prova Paraná, avaliação diagnóstica de aprendizagem, também já têm data marcada. O que facilita a preparação para as escolas e alunos. Em 2020, serão aplicadas três provas: nos dias 18 e 19 de fevereiro, nos dias 5 e 6 de maio e nos dias 1º e 2 de setembro.

Já a Prova Paraná Fluência, ferramenta para diagnóstico da alfabetização de alunos do 2º do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino, acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de março.

A avaliação de fluência é feita totalmente por aplicativo de celular e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Além disso, disponibiliza a ferramenta gratuitamente para todos os municípios do estado que aderiram ao Programa Educa Juntos.

Além disso, a rede estadual de educação aplica também, em 24 de novembro. A Prova Paraná Mais, que compõe, junto com a Prova Paraná trimestral e a avaliação de fluência, o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (SAEP).

RECESSO ESCOLAR

O calendário escolar de 2020 prevê recesso a partir do dia 6 de julho, com retorno às aulas no dia 22 de julho. Em dezembro, para os alunos as atividades encerram no dia 17. O dia 18 é destinado para o fechamento do ano letivo e o recesso escolar inicia no dia 21 de dezembro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COLÉGIO MILITAR

Sindicatos de PG pedem anulação de consulta pública

CAPACITAÇÃO

Senac oferece curso gratuito em comunicação assertiva para vendas

OPORTUNIDADE

Colégios estaduais da Região de Guarapuava oferecem cursos técnicos

Comentários