Curitiba – O presidente do PMDB do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi, disse que o partido já começou a articular as chapas proporcionais de candidatos à deputado estadual e à deputado federal com o objetivo de reforçar a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti na disputa do Governo do Estado em 2010.
Estamos caminhando no sentido da construção da candidatura do Orlando Pessuti ao Governo do Estado. A composição de chapas fortes tanto para Assembleia Legislativa como para Câmara de Deputados têm esse objetivo, disse Pugliesi sobre a reunião da bancada do PMDB no legislativo paranaense realizada na noite desta segunda-feira (10).
CHAPAS FORTES – Pugliesi adiantou que o PMDB terá candidatos fortes, nas eleições proporcionais, em todas as regiões do Estado. Estas chapas que vamos apresentar vão embasar o trabalho de todos os companheiros. É isto que estamos fazendo, trocando informações e começando a alinhar, os nomes que concorrerão certamente nas eleições do ano que vem.
O deputado informou que o trabalho da comissão vai ocorrer de acordo com as metas do calendário eleitoral de 2010, divulgado na última semana pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A data limite para filiação dos futuros candidatos é 30 de setembro, um ano antes do primeiro turno, em outubro do ano que vem. Temos muito tempo ainda.
AVANÇOS – Pessuti, que coordenou a reunião, destacou a importância do PMDB lançar chapas competitivas nas eleições proporcionais. Além do conjunto da militância e da própria campana, são os candidatos à deputado, tanto estadual como federal, que levam a candidatura em todas as regiões do Paraná. Uma chapa forte de deputado garante a vitória nas urnas, disse.
O vice-governador voltar a reafirmar que a candidatura do PMDB, ao Governo do Estado, é a única com o compromisso público que vai garantir a continuidade dos avanços, sociais e econômicos, conquistados desde 2003. Chegamos a geração de 700 mil empregos em seis anos e meio. Todos os índices que medem a qualidade de vida nas áreas de educação, saúde, entre outras – aumentaram nesse período. O povo paranaense aprovou esse governo de promoção e justiça social, completou.
No encontro da bancada, uma comissão formada pelos deputados Ademir Bier, Artagão Júnior e Cleiton Kielsi apresentou uma lista com aproximadamente 120 nomes de potenciais candidatos. Nas eleições proporcionais de 2010, serão eleitos 54 deputados estaduais, 30 deputados federais e dois senadores.
BANCADAS – O PMDB tem as maiores bancadas da Assembleia Legislativa, com 18 deputados, e da Câmara dos Deputados em Brasília, com oito deputados. Além de Pugliesi, Bier, Artagão e Kielse, fazem parte da bancada do PMDB na Assembleia os deputados Alexandre Curi, Antonio Anibelli, Beti Pavin, Caíto Quintana, Luiz Eduardo Cheida, Luiz Claudio Romanelli, Dobrandino da Silva, Mario Roque, Edson Strapasson, Jonas Guimarães, Mauro Moraes, Nereu Moura, Staphanes Júnior e Teruo Kato.
Os representantes do PMDB na Câmara Federal são: Osmar Serraglio, Marcelo Almeida, Rodrigo Rocha Loures, Hermes Frangão Parciaanello, Odílio Balbinoti, Moachir Micheletto e André Zacharov, que ocupa o cargo de Reinhold Stephanes, que se licenciou da Casa para assumir o Ministério da Agricultura.
Foto: Ronildo Pimentel