22/08/2023
Política

PMDB vai ampliar participação de jovens e mulheres na política

imagem-9622

Curitiba – O PMDB do Paraná vai ampliar a participação de jovens e mulheres no partido. O presidente Waldyr Pugliesi orientou os diretórios municipais para a formação, durante as convenções deste sábado (24), de comissões provisórias do PMDB Jovem e do PMDB Mulher em todos os 399 municípios do Estado.
“Queremos fortalecer a nossa organização partidária e a participação cada vez mais presente dos jovens e das mulheres é fundamental”, informou Pugliesi. A iniciativa atende um pedido do vice-governador Orlando Pessuti, durante reunião com a bancada de deputados do PMDB na Assembleia Legislativa.
“A participação das mulheres na política partidária está prevista na legislação eleitoral, que determina a reserva de 30% para candidaturas femininas. Com esta ação, queremos incentivar nossos quadros femininos a participarem cada vez mais das decisões do PMDB”, informou Pugliesi.
Em relação aos jovens, Pugliesi afirma que para a formação de militantes com qualidade é necessário incluí-los nas discussões políticas o quanto antes. “Os jovens devem participar de debates políticos e nas lutas sociais. É imprescindível para que isto ocorra”, completou.
DEMOCRACIA – O PMDB vai realizar convenções nos 399 municípios do Paraná. Na oportunidade serão eleitos os novos ou renovados os atuais diretórios, formados por 45 membros e 15 suplentes, e as novas executivas. As convenções municipais atendem uma orientação da Executiva Nacional e visam preparar o partido para as eleições de 2010.
No ano que vem os paranaenses vão eleger 30 deputados federais, 54 deputados estaduais, dois senadores, o governador do Estado e ainda votar nos candidatos a presidência da República. O PMDB é o maior partido do Brasil e do Paraná. No Estado, são 136 prefeitos, 121 vice-prefeitos, 753 vereadores, 17 deputados estaduais e sete federais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo