‘Podemos’ atrai Elcio e Maria José para a bancada da Câmara

O Podemos, partido liderado por Cesar Filho no Paraná se fortalece em Guarapuava com cinco vereadores no atual mandato. Cidadania vem em segundo com quatro

‘Podemos’ atrai Elcio e Maria José para a bancada da Câmara (Foto: RSN)

 

Os últimos momentos da ‘janela partidária’ que possibilitou a troca de partidos para quem possui mandato fortaleceu o Podemos em Guarapuava. Assim o partido, que é liderado no Paraná pelo prefeito guarapuavano Cesar Silvestri Filho, estreou na Câmara com uma bancada de cinco vereadores, a maior do Legislativo Municipal.

Entretanto, duas filiações chamam a atenção. Elcio Melhem e Maria José Mandu Ribas. Embora componham a bancada situacionista, os dois sempre foram ‘fieis escudeiros” do ex-prefeito Fernando Ribas Carli. Melhem era filiado ao PP e Maria ao PSDB. Porém, com a mudança de Carli para o PSD a opção de ambos foi seguir o prefeito Cesar Filho.

Assim, entre ‘costuras políticas’ que começaram há meses, a maior disputa ficou entre o Podemos, de Cesar Filho e o PSD de Ratinho Junior, sob a liderança local de Fernando Ribas Carli. Correndo por fora estava o Cidadania, liderado pela deputada estadual Cristina Silvestri.

Entretanto o jogo político surpreende. Inicialmente, as articulações apontavam a preferência pelo PSD sob o embalo da confirmação do nome de Carli à majoritária. Assim, Danilo Dominico, o único eleito pelo PSD em Guarapuava atraiu o vereador Vardinho. Ambos correram atrás de novas filiações. Assim como eles, o veterano Elcio Melhem, deixou o PP e foi para o PSD. Outros vereadores também ‘colocaram um dos pés’ no Grupo ‘Carlista’.

TODOS MUDARAM

Porém, no ‘frigir dos ovos’, entre análises da matemática política, a legenda de Carli apresentou dificuldades para eleger vereadores, segundo Dominico. “Vimos que ficaria difícil a nossa reeleição. E como o melhor partido para isso é o Podemos, a nossa opção foi essa”.

Assim foram atrás de Dominico, Germano Toledo Alves, João do Napoleão,  Elcio Melhem mudou de partido no ‘apagar das luzes’ do prazo legal. Outra filiação no Podemos foi o da vereadora Maria José Mandu Ribas, ex-PSDB. Embora não seja candidata à reeleição, é uma liderança que possui um legado histórico de votos.

De acordo com Dominico, foi justamente a indefinição de Carli que provocou a saída dos vereadores do PSD. “Ele [Carli] demorou muito para tomar uma decisão e aí fomos procurar o melhor partido pra nós”. Segundo o vereador a ideia é manter a bancada com cinco vereadores no próximo mandato.

Conforme as mudanças, o Cidadania também saiu fortalecido, com cinco vereadores: Samuca, Marcio Carneiro, Celso Costa e Vardinho.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NO MEIO DA PANDEMIA

PM acaba com aglomeração de pessoas e homem é preso

MAIS UMA VEZ

Pacote jogado por dois homens para dentro do Cadeião é apreendido

FALECIMENTO

Homem de 33 anos morre por enforcamento e é encontrado pela mulher

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com