Polícia Federal faz mega-operação no aniversário do PCC

Mais de 1.100 homens cumprem 623 ordens judiciais, sendo 422 mandados de prisão e 201 de busca e apreensão, em 19 estados e no DF

No PR 72 mandados de busca e apreensão ficaram estabelecidos (Foto: Ascom/PF)

No dia em que o Primeiro Comando da Capital, o PCC, comemora 27 anos, a Polícia Federal ‘brinda’ a facção criminosa com uma mega-operação em 19 estados e Distrito Federal. De acordo com informações preliminares, nesta segunda (31), dos 422 mandados de prisão, 305 estão concluídos. Porém, a operação concluiu a totalidade dos 202 mandados de busca.

Conforme a PF, só no Paraná, 72 mandados de busca e apreensão e 101 de prisão preventiva serão cumpridos. Porém, dos alvos de prisão no Paraná, 32 já se encontram detidos em quatro presídios paranaenses.

De acordo com a Polícia Federal,  210 pessoas que estão em presídios federais recebiam auxílio mensal da facção. O ‘bônus’ é  para quem alçou cargos de alto escalão no PCC. Ou por missões especiais,  como a execução de pessoas, em especial de servidores públicos. Entre os alvos estão integrantes do PCC, familiares e outras pessoas responsáveis por lavar dinheiro para a organização.

Todavia, as investigações apuraram que os pagamentos eram feitos por meio de contas de pessoas que não pertenciam à facção. Esse ‘ desvio’ era para evitar a identificação dos recursos em investigações.

A operação ‘Caixa Forte’ reúne a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO). Entretanto, em Guarapuava, no dia 20 de agosto o Ministério Público numa operação conjunta, cumpriu 54 mandados de prisão e outros 32 mandados de busca e apreensão. A causa são execuções na cadeia pública. Essas mortes são encabeçadas por facções criminosas rivais que atuam no tráfico de drogas no Estado. O PCC é a principal delas.

O PCC

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma organização criminosa do Brasil. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico. A facção atua principalmente em São Paulo. Porém, está presente em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países próximos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A criação ocorreu no dia 31 de agosto de 1993, na prisão de Taubaté, em São Paulo.
Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

NÚMEROS ASSUSTADORES

Insegurança alimentar cresce e atinge mais três milhões de pessoas

COVID-19

Eduardo Pazuello assume oficialmente o Ministério da Saúde

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com