Polícia Federal faz mega-operação no aniversário do PCC

Mais de 1.100 homens cumprem 623 ordens judiciais, sendo 422 mandados de prisão e 201 de busca e apreensão, em 19 estados e no DF

No PR 72 mandados de busca e apreensão ficaram estabelecidos (Foto: Ascom/PF)

No dia em que o Primeiro Comando da Capital, o PCC, comemora 27 anos, a Polícia Federal ‘brinda’ a facção criminosa com uma mega-operação em 19 estados e Distrito Federal. De acordo com informações preliminares, nesta segunda (31), dos 422 mandados de prisão, 305 estão concluídos. Porém, a operação concluiu a totalidade dos 202 mandados de busca.

Conforme a PF, só no Paraná, 72 mandados de busca e apreensão e 101 de prisão preventiva serão cumpridos. Porém, dos alvos de prisão no Paraná, 32 já se encontram detidos em quatro presídios paranaenses.

De acordo com a Polícia Federal,  210 pessoas que estão em presídios federais recebiam auxílio mensal da facção. O ‘bônus’ é  para quem alçou cargos de alto escalão no PCC. Ou por missões especiais,  como a execução de pessoas, em especial de servidores públicos. Entre os alvos estão integrantes do PCC, familiares e outras pessoas responsáveis por lavar dinheiro para a organização.

Todavia, as investigações apuraram que os pagamentos eram feitos por meio de contas de pessoas que não pertenciam à facção. Esse ‘ desvio’ era para evitar a identificação dos recursos em investigações.

A operação ‘Caixa Forte’ reúne a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO). Entretanto, em Guarapuava, no dia 20 de agosto o Ministério Público numa operação conjunta, cumpriu 54 mandados de prisão e outros 32 mandados de busca e apreensão. A causa são execuções na cadeia pública. Essas mortes são encabeçadas por facções criminosas rivais que atuam no tráfico de drogas no Estado. O PCC é a principal delas.

O PCC

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma organização criminosa do Brasil. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico. A facção atua principalmente em São Paulo. Porém, está presente em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países próximos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A criação ocorreu no dia 31 de agosto de 1993, na prisão de Taubaté, em São Paulo.
Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

ENEM 2020

Enem 2020 teve uma abstenção acima de 50%, segundo Inep

CONTRA A PANDEMIA

Pazuello diz que vacinação contra a covid-19 começa hoje (18)

SEGURO

Pagamento de indenizações do Dpvat passa a ser feito pela Caixa

Comentários