22/08/2023
Guarapuava Paraná Segurança

Polícia Militar registra 191 casos de crimes eleitorais em todo o Paraná

Em Guarapuava nenhuma ocorrência foi registrada

policia-militar-parana

A Polícia Militar registrou 191 casos de crimes eleitorais durante as eleições em todo o Paraná, os quais geraram 98 encaminhamentos para averiguação, dos quais 29 são flagrantes e 70 Termos Circunstanciados. Em Guarapuava, não houve registro de crime eleitoral.

Desde o início da Operação Eleições 2018, a Polícia Militar apreendeu grande quantidade de material eleitoral: foram 39.189 panfletos, 22 bandeiras, 3.390 adesivos, duas camisetas. Também foram flagradas 56 casos de arregimentação de eleitor (boca de urna). Em situações distintas também foram apreendidos seis veículos utilizados para propaganda eleitoral irregular.

(Foto: Divulgação)

Dentre as ocorrências atendidas, em Londrina, no Norte do Estado, os policiais militares encaminharam um candidato a deputado federal que estaria fazendo boca de urna próximo ao Colégio Carlos Coimbra. A equipe apreendeu o veículo do candidato e folders de campanha. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal da cidade.

Em Curitiba, o 12º Batalhão prestou apoiou à Justiça Eleitoral por volta de 14h no Colégio Positivo, no bairro Mercês. De acordo com o Coordenador de Policiamento de Unidade (CPU) do dia, tenente João Vitor Arnas de Miranda, uma urna apresentou problema no registro de votos.

“Uma equipe do TRE foi até o local e adotou os procedimentos administrativos para resolver a questão. A equipe da Polícia Militar prestou apoio e fez o registro da situação com o Boletim de Ocorrência”, disse.

Em Alto Paraná, os policiais militares do 8º Batalhão encaminharam um homem que teria desferido um soco contra um mesário no Colégio Estadual Rainha da Paz. De acordo com o batalhão, o suspeito teria se irritado ao ser impedido a utilizar o telefone celular durante a votação. A equipe policial conseguiu abordá-lo e fazer o devido encaminhamento.

Já em Piraquara, uma equipe do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD) recebeu denúncia de que no bairro Jardim Primavera um homem estava distribuindo material eleitoral próximo ao Colégio Estadual João Batista Vera. O suspeito foi identificado pela equipe policial e diversos panfletos foram apreendidos. Ele foi conduzido por arregimentação e boca de urna e encaminhado ao Cartório do batalhão para a lavratura do Termo Circunstanciado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.