Políticas para a pessoa idosa serão temas de ciclo de palestras

As atividades on-line têm como objetivo sensibilizar a sociedade e discutir as diversas formas de violência contra a pessoa idosa

Atividades serão promovidas a partir de hoje (15) (Imagem: AENPr)

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento da Política da Pessoa Idosa, promove nesta semana a quarta ação da Campanha Vidas 60+, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído como 15 de junho. Serão feitos ciclos de palestras com temáticas direcionadas à Política da Pessoa Idosa.

A chefe em exercício do Departamento da Política da Pessoa Idosa da secretaria, Adriana Santos de Oliveira, explicou que as atividades querem debater a violência contra os idosos. “O ciclo de palestras tem como objetivo sensibilizar a sociedade. E ainda discutir as diversas formas de violência contra a pessoa idosa no Paraná. Desse modo, refletindo sobre a cultura do cuidado e do respeito a essa população. Por fim, a importância das políticas públicas e das instâncias de garantia de direitos”.

Desse modo, a programação abordará diversos temas envolvendo a política da pessoa idosa. Além disso, contará com a participação de profissionais da área. E ainda do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR), Jorge Nei Neves. E ainda, da chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa em exercício, Adriana Santos de Oliveira, e será transmitida no Facebook.

PROGRAMAÇÃO

Hoje (15), a partir das 10h, haverá uma live sobre a “Violência Contra a Pessoa Idosa no Paraná, a Garantia de Direitos e as Políticas Públicas para essa população”. A transmissão contará com a participação do coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares.

Mais tarde, às 14 horas, ocorre a palestra com o tema a “Violência contra a Pessoa Idosa, Pandemia e o papel do Ministério Público”. Tal atividade será ministrada pela procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPPR.

Já na terça (16), às 11h, o bate-papo sobre “O limite entre o Isolamento Social Protetivo e a Violência contra a Pessoa Idosa” será com o médico e gerontólogo Alexandre Kalache. Ele é epidemiologista, médico especializado no estudo do envelhecimento. Desde 2012, ele é presidente do International Longevity Center-Brazil. Além disso, desde 2015 co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade.

Durante a Campanha os principais pontos debatidos serão reunidos no E-book VIDAS 60+, que ficará disponível na página da secretaria estadual da Justiça e do Cedi/PR.

A CAMPANHA

A Campanha Vidas 60+, lançada em maio, coloca em discussão temas sobre o valor e o direito à vida da pessoa idosa. E ainda a preservação das memórias vivas. Por fim, os cuidados emergenciais neste momento de pandemia da Covid-19.

Assim, ao longo do mês junho também serão implementadas ações prioritárias e explicativas sobre o acompanhamento da pessoa idosa neste enfrentamento da Covid-19, fortalecendo o papel e garantia de direitos dessa população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Governo adere à campanha de combate da violência contra a mulher

ALERTA

Meteorologistas preveem formação de novo ciclone extratropical

AÇÃO

Campanha de influencers agita os 2 mil pedidos do site Compre do Produtor

Comentários