22/08/2023
Brasil Cotidiano Paraná Saúde

PR e outros seis estados discutem enfrentamento do novo Coronavírus

Secretários de Saúde de sete estados se reuniram em Foz do Iguaçu. O Covid-19 também foi tema da segurança pública e comunicação social

COSUD - Reunião da Saúde.Foz do Iguaçu, 28-02-20.Foto: Arnaldo Alves / AEN

PR e outros seis estados discutem enfrentamento do novo Coronavírus (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Secretários e equipes técnicas dos governos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo se reuniram nessa sexta (28) em Foz do Iguaçu, para discutir assuntos de interesse interestaduais.A reunião fez parte do sexto encontro do Consórcio de Integração do Sul e do Sudeste (Cosud), que prossegue neste sábado, com a participação dos governadores. A reunião da equipe técnica teve 15 grupos de trabalho.

NOVO CORONAVÍRUS

Assim, um deles debateu o Coronavírus (Covid-19), que já atinge 50 países, inclusive o Brasil. Atualmente, há um caso confirmado em São Paulo e dois suspeitos no Paraná. “Não há motivo para pânico, intranquilidade ou alarde”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Os secretários estaduais e coordenadores das áreas da saúde e da segurança pública, deliberaram questões em andamento sobre o Novo Coronavírus. Além disso, planejaram ações futuras pertinentes aos estados participantes.De acordo com o secretário Beto Preto, todos os estados possuem planos de contingenciamento. “Após a confirmação em São Paulo, outras suspeitas apareceram.

No Paraná, duas pessoas esperam o resultado de exames de contraprova, que deverão ser expedidos até segunda-feira”.O Paraná está alinhado aos protocolos previstos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. “O COE (Centro de Operações em Emergências) avalia todos os quadros e está em alerta para as informações de prevenção”, ressaltou Beto Preto.

As ações preventivas são as mesmas indicadas para outras síndromes respiratórias, como a Influenza.Conforme o secretário, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul solicitaram ao Ministério da Saúde o adiantamento da vacinação da gripe para o início de março. “A vacinação estava prevista para abril. Fomos atendidos pelo governo federal e daremos início a imunização em breve”.

COSUD – Reunião de Segurança Pública (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

SEGURANÇA

O Novo Coronavírus foi pauta também do Grupo de Trabalho da Segurança Pública. “Reunimos os representantes dos estados para debater estratégias e entender como a área pode colaborar”, explicou Romulo Marinho, secretário da Segurança Pública do Paraná.

Ele explicou que estão sendo acompanhados os relatos da China e de países europeus para manter o Paraná preparado no caso de confirmação de casos da doença.

Além disso, o cenário nacional da segurança pública, segurança na fronteira, ações de combate a homicídios e feminicídios e a construção de novas delegacias da mulher nos estados, também foram temas discutidos na reunião.

COSUD – Reunião de Comunicação (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

COMUNICAÇÃO

O combate às fake news sobre a epidemia do Coronavírus e a necessidade de divulgar informações que ajudem a prevenir a doença estiveram na pauta do encontro dos secretários estaduais da Comunicação Social. As equipes abordaram experiências sobre formatos de conteúdo e inovação na comunicação com a população.

Por isso, os secretários também falaram sobre a importância de responder de forma imediata as notícias falsas, reforçando a presença de porta-vozes de credibilidade em mensagens para redes sociais, além da imprensa tradicional.

De acordo com o coordenador de imprensa da Secretaria de Comunicação e Cultura do Paraná, Silvio Lohmann, ficou consolidado que as comunicações do estados devem agir para combater às fake news com notícias de credibilidade e com transparência.

“Esse alinhamento é necessário para que a população tenha uma informação mais fidedigna daquilo que está acontecendo”.

GRUPOS DE TRABALHO

Também foram realizadas reuniões nas áreas da fazenda e planejamento, desenvolvimento econômico, agricultura, turismo, inovação, ciência e tecnologia.Além disso, educação, meio ambiente e infraestrutura, logística e transporte, saúde pública.
E por fim, segurança pública, gestão e planejamento, administração penitenciária, controle e transparência e reforma da previdência.
Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.