22/08/2023
Educação Paraná

Prazo para inscrições em cursos gratuitos de tecnologia termina hoje (23)

Estão sendo oferecidas 10 mil bolsas para alunos da rede estadual, com foco na tecnologia. Além disso, professores também podem se inscrever

alunos

Prazo para inscrições em cursos gratuitos de tecnologia termina hoje (23) (Foto: Reprodução/SEED)

Os alunos de escolas estaduais têm até esta quarta (23) para se inscreverem em cursos gratuitos de tecnologia. Em uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a empresa Alura, maior plataforma brasileira em cursos de tecnologia, estão sendo oferecidas 10 mil bolsas.

Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, os cursos oferecidos ajudam a criar aplicativos, games, sites para web e mobile. Além disso, produção e edição de fotos e vídeos, podcasts. Entre vários outros de programação em diferentes linguagens, como Java e HTML.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria, Gustavo Barbosa, o aluno pode optar pela formação de preferência. “O aluno poderá escolher uma das formações, conforme seu interesse. Com os cursos, os nossos jovens poderão se qualificar para o mercado de trabalho, que cada vez mais busca programadores e profissionais da tecnologia”.

CURSOS

Conforme informações do AEN, ao todo são cinco modalidades, como ‘Programação Mobile’, ‘Programação de Back-end’, ‘Programação de Front-end’, ‘Design & UX’ e ‘Data Science’. Ainda, para a criação de games, para web e mobile. Assim, ensina a criar um jogo de RPG em 2D com efeitos visuais, imagens, sons, cenários e mapas. Para vídeos, há um módulo especial do YouTube: da concepção de um canal ao upload.

As possibilidades se estendem à criação e desenvolvimento de Design Gráfico em programas como Photoshop e Illustrator. Assim como, edição de planilhas no Excel e introdução a Ciência de Dados. O curso oferece também, testes estatísticos em linguagem de programação Phyton, focados na experiência de usuário e Design Thinking.

INSCRIÇÕES

Os alunos e professores interessados em preencher uma das 11 mil vagas devem acessar o site (só acessível com usuário @escola.pr.gov.br). Logo depois, preencher o formulário de credenciamento usando seu e-mail, logado apenas pelo Gmail. O início dos cursos será no dia 1º de outubro.

Caso o número de interessados exceda os 11 mil, o critério de desempate será a data/hora do credenciamento. Desse modo, conforme registro de envio do formulário, como prevê o edital de credenciamento.

DURAÇÃO DO CURSO

Por fim, a previsão de duração dos cursos são de cerca de 6 meses (de outubro de 2020 a fevereiro/março de 2020). A recomendação é de que o aluno reserve 10 horas semanais para estudar, no contra turno escolar.

De acordo com o edital, se o aluno não frequentar as matérias ou não tiver o rendimento esperado, terá a matrícula cancelada. Dessa maneira, dando lugar a quem ficou de fora no primeiro credenciamento devido à limitação de vagas.

No final do período, os estudantes participarão de um encontro para compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.