Da Redação
A implantação do curso de odontologia em Guarapuava vai permitir que jovens do município que desejam ser dentistas permaneçam em casa. Essa conquista é comemorada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS). “Nossos jovens não precisam mais sair de Guarapuava para estudar Odontologia em outras cidades”. O prefeito lembrou também que com mais profissionais, a promoção na saúde bucal melhora e, “dessa forma, podemos suprir também a demanda de outros municípios”, disse durante cerimônia oficial de lançamento do curso, na noite dessa quarta feira, na Faculdade Guairacá. O vestibular acontece neste domingo (21) e ss aulas começam no dia 27 de julho, com as opções nos turnos matutino e noturno, com 50 vagas cada turma.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, Guarapuava conta com 50 cirurgiões-dentistas atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de possuir linha de saúde odontológica estruturada, com centros e protocolos de atendimento que visam qualidade, rapidez e humanização no atendimento.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, além dos benefícios na área de saúde, o curso é um atrativo para estudantes de outras regiões. “Hoje o curso de Odontologia mais próximo do município fica em Ponta Grossa, a 180 km, mas agora temos toda estrutura aqui. Isto com certeza é um adicional, porque melhora o setor e fomenta nossa economia, visto que pessoas de outras regiões podem se deslocar para estudar em Guarapuava”.
De acordo com o diretor geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, a graduação em Odontologia traz modernidade no ensino-aprendizagem aos futuros acadêmicos, acarretando na qualidade da aprendizagem. “Há sete anos nos preparamos para poder oferecer o melhor aos nossos alunos, que irão estudar em salas com equipamentos de última geração. Este curso nasceu em Guarapuava e tenho certeza que o município será o maior beneficiado”, completa Soares.
A intenção do diretor é tornar as Clínicas Integradas Guairacá um centro com consultas odontológicas pelo SUS.