22/08/2023
Política

Prefeitura cede, recebe servidores e greve acaba em Pinhão

A Administração Municipal de Pinhão cedeu e aceitou conceder a reposição de 6,24% aos servidores públicos do município. A reunião que definiu o final da greve aconteceu na manhã de hoje (17) e foi conduzida pelo prefeito José Vitorino Prestes (PMDB), que até então não havia se envolvido diretamente na negociação com os servidores.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pinhão, Adaor Caldas, o prefeito explicou a situação aos integrantes da comissão formada para representar os demais servidores. “A explicação dele tem fundamento e vamos conceder o prazo para que a reposição seja concedida. Vamos aguardar esse período que ele nos pediu, entre julho e setembro, e depois voltamos a conversar”, explicou o presidente.
A proposta da administração municipal foi de conceder a reposição (6,24%), assim que o Tribunal de Contas se manifestar a respeito de um levantamento paralelo que o município realizou para questionar o alerta emitido pelo TC. De acordo com o secretário de Administração, José Francisco da Rocha Loures, o alerta do Tribunal de Contas afirma que atualmente o município está usando 51,93% da Receita Corrente Líquida do município em gastos com pessoal. “O máximo que o município pode gastar é 54%. Recebemos esse alerta e estamos apresentando um novo levantamento, onde o índice cai para 48%”, afirma o secretário.
 
Retroativo
 
O presidente do Sindicato dos Servidores também informou que a partir do momento em que o município conceder a reposição (entre julho e setembro) os servidores voltarão a discutir com a Administração Municipal sobre a retroatividade dos meses até maio, data-base da categoria. “Vamos estudar com a Prefeitura se o pagamento retroativo a maio será feito de uma vez ou se será parcelado”, informa Adaor.
Com o acordo formalizado e documentado entre a Administração Municipal e o Sindicato dos Servidores, os funcionários encerram a greve e retornam imediatamente ao trabalho no município de Pinhão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo