22/08/2023
Guarapuava Política

Prefeitura investe em aplicativo e emissão de alvará on-line em Guarapuava

As ferramentas digitais causam impacto na classe contábil e no cidadão

cidade mob

(Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Uma nova onda está movimentando Guarapuava, que passa a viver de maneira mais intensa a era da informação, a partir de iniciativas da administração pública. Ou seja, Guarapuava encontra o seu espaço na aldeia global interligada pela rede mundial de computadores que se apodera de ferramentas disponíveis para integrar serviços e o cidadão.

Tirando proveito dos avanços tecnológicos, além de lançar o aplicativo para smartphones, o Cidade Mob, que permitirá ao empresário ter acesso de dados da sua empresa na palma da mão, o prefeito Cesar Silvestri Filho (Cidadania) também, lançou o sistema de alvará web.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Diocesar Costa de Souza, as ferramentas digitais causam impacto na classe contábil e no cidadão ao oferecer agilidade em serviços oferecidos, facilidade nas solicitações e consulta de documentos para profissionais da área, como pedidos de alvarás, por exemplo. Para a população em geral, será possível a consulta de débitos, imóveis, pagamentos de guias, protocolos em andamento.

Diocesar Souza, secretário de Finanças (Foto: RSN)

“Para tirar um alvará, por exemplo, será possível o contador entrar no site da Prefeitura e fazer a solicitação on-line encaminhamento a documentação digitalizada. Se a empresa se enquadra num código que não exija vistorias ou análises, o alvará sairá em 48 horas”. Segundo Diocesar, caso a empresa necessite de vistorias da Vigilância Sanitária ou do Meio Ambiente, o trabalho é compartilhado entre as secretarias afins. “O que levaria uns 10 dias, vamos poder fazer em quatro dias em média”.

Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, o governo está sendo pressionado a seguir essa tendência para que a população tenha acesso a serviços com mais qualidade.

Prefeito Cesar Filho (Foto: RSN)

Essas duas ferramentas, porém, não são as únicas disponibilizadas pela Secretaria de Finanças ao cidadão. Segundo Diocesar, hoje o contribuinte não depende mais de ir à Prefeitura em busca de certidões. É possível entrar no sistema, mandar o documento para um e-mail e imprimi-lo. E em 2018 foi implantada taxa on line e a nota fiscal eletrônica.

LANÇAMENTO

Uma solenidade na praça interna da Prefeitura nesta quarta (22) marcou o lançamento do aplicativo Cidade Mob e do Alvará On-Line. A classe contábil prestigiou o lançamento e participou de café da manhã.

Lideranças não pouparam elogios às ferramentas implantadas na Secretaria de Finanças e que, segundo entidades, vão contribuir para o aceleramento de abertura de empresas, principalmente.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.