Presídios do Paraná serão equipados com escâneres

Com a medida, o procedimento de segurança ocorre de forma mais precisa e segura

(Foto: Leocadio Miranda/Depen)

A Agência Estadual de Notícias (AEN) do Paraná informou no início da tarde desta terça feira (30), que os presídios do Estado serão equipados com escâneres corporais que auxiliam na revista dos visitantes. A expectativa é que com a medida, o procedimento de segurança ocorra de forma mais precisa e segura, além de evitar situações vexatórias que violem a dignidade e a intimidade da pessoa. O investimento é de mais de R$ 5 milhões.

“A iniciativa traz mais rapidez, eficiência e dignidade no atendimento dos visitantes, ainda garante mais segurança para todo sistema prisional ao impedir com eficiência a entrada de materiais ilícitos”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Ainda de acordo com a AEN, após processo licitatório foram contratadas a locação e manutenção de 25 equipamentos que vão atender todas as 33 penitenciárias do Estado. A empresa vencedora foi a Nuctech do Brasil. A duração do contrato é de dois anos.

Os equipamentos contam com uma tecnologia avançada de imagens capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem nas roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes.

O equipamento obedece às normas brasileiras que regulamentam esse tipo de atividade de inspeção e possuem autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para seu funcionamento. Inclusive, a tecnologia é considerada bastante segura e não oferece riscos à saúde, podendo ser usada inclusive por gestantes.

A AEN não informou no entanto, quando serão instalados os equipamentos e nem em quais unidades prisionais o sistema estará disponível.

Relacionadas

BOA SAFRA

Safra de verão deve colher 24 milhões de toneladas no Paraná

NÚMEROS POSITIVOS

Novo Caged mostra recuperação gradual da economia em Guarapuava

VACINAÇÃO PRORROGADA

Sesa prorroga prazo de vacinação contra a poliomielite no Paraná

Comentários