22/08/2023
Política

Prevenção às drogas pauta mandato de deputada

imagem-94517

Cristina Esteche, com foto de Lizi Dalenogari

A deputada estadual Cristina Silvestri participa nesta sexta feira das ações do Dia Mundial de Combate às Drogas, em Guarapuava. Uma das bandeiras da parlamentar, a prevenção às drogas ganha espaço no atual mandato legislativo. O escritório regional de representação parlamentar, sediado em Guarapuava, possui um departamento específico sobre drogas e já atua em outros municípios da região. “Nosso psicólogo Giovane Caetano Jaculski está sendo convidado para palestras em empresas, escolas e municípios da região. Nas escolas atuamos em parceria com o Proerd”.

Uma das maiores defensoras da prevenção nessa área, a deputada, como secretária municipal de Assistência Social, pautou a sua gestão criando o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, trabalho que mereceu o reconhecimento nacional de entidades que tratam desse problema. “A Comunidade Betânia nacional veio a Guarapuava conhecer o trabalho para levar a outros municípios brasileiros”.

De acordo com Cristina Silvestri, as ações preventivas começaram nas escolas, nos bairros, nos grupos de convivência de idosos, nos grupos de gestantes. “Palestras, teatro, concurso de desenho envolvendo filhos e pais, escolinha de futebol, skate, aulas de balé, Hip Hop, palestras foram algumas das ações que visaram a conscientização dos malefícios causados pelo álcool, pelo cigarro e pelas drogas ilícitas”. Segundo a deputada, há um índice alto de dependentes de álcool entre idosos e de drogas entre gestantes da periferia.

O apoio às comunidades terapêuticas oferecendo equipe multidisciplinar composta  por psicólogo, enfermeiro, pedagogo, terapêuta ocupacional, além da entrega de alimentos, cobertores e roupas também foi realizado.

“Também realizamos um seminário sobre o tema em parceria com a Faculdade Campo Real, trazendo também o grupo Amor Exigente para o município”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo