Procon Guarapuava orienta consumidores sobre prorrogação das dívidas

A prorrogação das dívidas se refere apenas aos Bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander e vale para contratos vigentes em dia

Procon Guarapuava orienta consumidores sobre prorrogação das dívidas (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

Diante da grave situação financeira e econômica ocasionada pela epidemia do novo coronavírus, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabeleceu algumas medidas quanto a possibilidade de prorrogação por 60 dias das dívidas dos consumidores.

Assim, de acordo com Procon de Guarapuava, a prorrogação das dívidas se refere apenas aos Bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Além disso, conforme o Procon, a prorrogação beneficia dívidas de clientes, pessoas físicas, micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

“A renegociação de dívida se limita apenas aos contratos de obtenção de créditos com o banco, como por exemplo empréstimos e financiamentos, porém não é extensiva aos boletos de consumo (água, luz, telefone) ou de tributos (impostos)”.

Por fim, o Procon orienta que a prorrogação deve ser solicitada pelo consumidor por algum canal não presencial (0800, chat ou por app).

ESCOLAS

A secretaria nacional de Direito do Consumidor divulgou nota orientando a necessidade de efetuar o pagamento total das mensalidades das escolas e/ou colégios. Em contraponto, as escolas deverão oferecer aulas na modalidade a distância, não cabendo seu re-parcelamento ou concessão de desconto.

Entretanto, a recomendação do Procon é para que as partes tenham bom senso e que as escolas possam chegar a um acordo com os pais, negociando e entrando em acordos possíveis.

LUZ ELÉTRICA

Começou a valer nessa quarta (25) a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender que durante 90 dias as empresas não poderão cortar o fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais.

Assim, o Procon indica que se a transmissão de energia for interrompida neste período, os consumidores devem registrar uma reclamação neste site.

ATENDIMENTO

Por fim, o Procon declara que estará à disposição para orientação e ou intermediação de negociação com os credores. Quanto ao funcionamento do Procon em Guarapuava, há limitação de entrega de 20 senhas por período para atendimento presencial.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MODELO

Cilla Tech Park atrai investidores de Cascavel para Guarapuava

REGULARIZAÇÃO

Alguns estabelecimentos precisam regularizar cadastro no 'Comida Boa'

DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon de Guarapuava retoma audiências, mas no formato virtual

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com