22/08/2023
Cotidiano Economia Em Alta Guarapuava

Procon orienta consumidores para as compras na Black Friday

As dicas servem para que os consumidores saibam prevenir possíveis golpes, e comprem produtos que estejam dentro das normas do órgão

Procon faz orientações para Black Friday (Imagem: Reprodução/Freepik)

O Procon de Guarapuava fez algumas orientações para os consumidores aproveitarem as compras na Black Friday de forma segura. As dicas servem para prevenir possíveis golpes, e dar a garantia da compra de produtos que estejam dentro das normas do órgão fiscalizador.

Conforme as informações, a Black Friday é um dia de várias liquidações que atrai muitas pessoas a fazerem compras, e neste ano, a data cairá na última sexta do mês de novembro, dia 24. Assim, a principal dica é que o cliente fique atento antes do dia para monitorar o preço do produto que pretende adquirir.

Dessa forma, o consumidor vai poder entender se o desconto é real ou se houve a prática da “maquiagem” do valor. Por isso, o produto deve ser escolhido antes da promoção, assim como a pesquisa de preços que é a maneira mais certa de fazer as compras. A superintendente do Procon de Guarapuava, Luana Esteche afirma que é preciso ter atenção para não ter problemas em relação ao consumo.

Devem se atentar para a idoneidade do site da loja ou do estabelecimento que está comprando. Principalmente nos casos da internet, é preciso tomar cuidado com os sites clonados ou falsos. Optar por comprar em empresas conhecidas.

Além disso, outras dicas para o dia 24 de novembro são planejar e listar os produtos que deseja, acompanhar os preços dos produtos e serviços e ter cuidados com a tentação da oportunidade. O comércio eventualmente faz liquidações após festas de fim de ano, por isso não precisa ter pressa.

De acordo com o Procon, também vale ‘pechinchar’ descontos ainda maiores para pagamento à vista, e solicitar todas as informações sobre o produto. Se for comprar a prazo, peça informações sobre os juros incidentes e do valor final que irá pagar. Também é importante lembrar que a compra de itens em liquidações tem os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Por fim, o Procon orienta para que o consumidor desconfie de preços muito baixos, pois pode haver fraude.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.