Programa de controle ao tabagismo está com inscrições abertas

Agenda para inscrições foi liberada e tem 48 vagas para interessados em participar das atividades para abandonar o tabagismo em Guarapuava

Programa de controle ao tabagismo está com inscrições abertas em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os guarapuavanos que procuram o Programa de Controle ao Tabagismo de Guarapuava buscam no sistema de saúde, uma ajuda para vencer o cigarro. É preciso ter força de vontade para largar o vício. E nesta semana, foi liberada a agenda on-line nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os interessados em se inscreverem em novo grupo.

De acordo com a enfermeira do programa, Érika Mayumi Yassue, o período de agendamento on-line segue até que as 48 vagas ofertadas sejam preenchidas. “Depois, os inscritos são encaminhados ao programa para fazer avaliação médica com diversos profissionais especializados e determinar as necessidades específicas de cada paciente”.

PROGRAMA

Iniciado em 2006, o programa tem seis encontros que contam com aulas de conscientização, materiais educativos e medicamentos. A iniciativa busca utilizar as melhores técnicas para auxiliar na recuperação do vício.

“O tabaco é um vilão. A maioria dos pacientes fumam há 25/30 anos. Por isso, é tão difícil o processo de recuperação. A parada gradual que utilizamos aqui é mais efetiva porque eles vão largando aos poucos, vão se adaptando e os resultados são mais garantidos”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, no ano passado, o Controle do Tabagismo atendeu 154 pessoas, na sede do SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Após o paciente concluir os encontros do programa, ele retorna em 30 dias para uma reavaliação da condição clínica.

“Eu tinha um nódulo no pulmão e o médico disse que eu precisava parar de fumar, por isso vim para o programa. A ajuda que recebo aqui é muito importante na minha recuperação”, contou uma das pacientes do programa, Lenita Maria dos Santos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

33ª morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

SISTEMA ON-LINE

Programa Guarapuava Digital oferece agilidade e economia

NOVIDADE

Franquia OdontoTop inaugura unidade em Guarapuava nesta sexta (4)

Comentários