Projeto com exibição de filmes promove debate sobre problemas mentais

A ideia foi de acadêmicas de Psicologia da Unicentro campus Irati

(Foto: Divulgação/Unicentro)

Um projeto de extensão do campus Irati está promovendo a exibição de filmes que tenham como temática central os transtornos mentais. O objetivo é pode promover reflexões importantes sobre Psicologia e Cultura. A exibição desta segunda (22), a partir das 17h, no miniauditório do campus Irati, é “Capitu” e debate acerca do transtorno delirante do tipo ciumento.

A professora e coordenadora da ação, professora Alayde Digiovanni, o projeto vai fomentar o debate sobre os enredos e os personagens, analisando os quadros clínicos. “De uma maneira ou de outra, o cinema sempre retrata as relações humanas, em determinados tempos, épocas, e o objeto de estudo da Psicologia é exatamente esse – as relações humanas, o ser humano, o indivíduo e as suas angústias, suas alegrias, todas as coisas que são afetas à questão do humano”.

A primeira convidada do projeto “Psicologia na 7ª arte: debatendo transtornos mentais através do cinema” foi a professora Ana Paula Müller de Andrade. Ela conduziu a discussão sobre o filme “A Falecida”, que retrata uma personagem com o transtorno de ansiedade de doença, antigamente chamado de hipocondria.

A ideia do projeto foi das acadêmicas de Psicologia Laura Hopner Pierozan e Beatriz Staffen. A inspiração veio de um livro que traz análises de personagens cinematográficos a partir dos diagnósticos do DSM, o Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais. De acordo com Laura, o intuito é convidar profissionais que estão no dia a dia do atendimento para debater os filmes.

“A gente vai ver a viabilidade de virem profissionais que não são professores, que estão atuando em serviços da cidade como o Cras e o Creas. A gente vai atrás para tentar debater talvez uma dependência química, algo do tipo, e que não seja só professor que fale”.

As edições do “Psicologia na 7ª arte” serão quinzenais, sempre às 17h e as exibições e debates são abertos a toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas na hora do evento, para a emissão de certificado de participação.

Relacionadas

ENCONTRO INTERNACIONAL

CCBEU promove feira on-line com 100 universidades dos EUA

EDUCAÇÃO EM ALTA

Guarapuava teve o maior crescimento do Paraná na média do Ideb

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Alunos de Arquitetura da FG ajudam comunidade com projetos inovadores

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com