Projeto de aluna de Guarapuava é selecionado no ‘Geração Atitude’, da Alep

Rayssa Stadler propôs a criação da ‘Semana das Etnias’ em escolas públicas do Paraná

Entre 500 inscritos, um projeto guarapuavano foi selecionado no ‘Geração Atitude’, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Sob a proposta de implantar a ‘Semana das Etnias’ em escolas públicas do Paraná, a ideia de Rayssa Kelli Stadler, de 18 anos, ficou entre as 32 finalistas do projeto.

“A proposta visa ampliar o domínio dos jovens sobre a nossa rica formação cultural”.

(Imagem: Divulgação/Alep)

Rayssa é aluna do 4º ano do curso técnico de Formação de Docentes do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava e, no projeto apresentado, contou com a orientação do professor de Filosofia, Daniel Donato Piasecki. Ela explica que a base da ideia é concentrar, durante vários dias nos colégios, uma série de atividades culturais, com palestras, apresentações, oferta de comidas típicas e manifestações artísticas.

“Já temos datas específicas, como o Dia do Índio, por exemplo. E com o auxílio do professor, buscamos uma forma de valorização e de busca por um conhecimento mais amplo da nossa própria história, pois o projeto foca também nos demais povos que originaram o Paraná. E por que não falarmos sobre todos eles?”, indagou a estudante.

Um cronograma completo de atividades e a definição da semana no calendário para a promoção do evento seriam definidos pela direção e pelo núcleo pedagógico das escolas, com a participação da Secretaria de Estado da Educação, que ficaria responsável pela confecção de material didático informativo sobre a formação do povo paranaense, com sua diversidade de culturas, segundo a proposta.

“Que os nossos alunos conheçam um pouco mais sobre o nosso estado, sobre a nossa cultura, sobre as manifestações dos povos que ajudaram a construir o Paraná. Assim, pensamos em algo não tão simplista, de apenas um dia, mas em um grande evento, reunindo e promovendo todas as culturas”.

Desta segunda feira (19) até a próxima sexta (23), junto dos outros 31 alunos com projetos selecionados, Rayssa estará em Curitiba para apresentar sua proposta e conhecer locais como o Tribunal de Justiça. A viagem foi paga pela Alep a todos os selecionados. De todos os projetos, apenas um será aprovado e, futuramente, poderá ser implantado no Estado.

O PROJETO

O Geração Atitude é um grande programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Ele visa essencialmente promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.

Ações específicas, como o Geração na Escola, envolvem um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania, que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

Relacionadas

'EXPLOSÃO' COVID-19

Em 24h, Guarapuava registra duas mortes por covid-19

ATENÇÃO

Está em vigor em Guarapuava 'toque de recolher' estadual

ALERTA

Municípios da 5ª Regional registram novos casos suspeitos de Dengue

Comentários