22/08/2023
Cotidiano Região

Projetos visam o desenvolvimento saudável das crianças em Pinhão

Administração de Odir Gotardo investe em saúde, educação, esporte e lazer

pi

Educação infantil (Foto: Divulgação)

O bem estar e a qualidade de vida das crianças que vivem no município de Pinhão é uma das principais preocupações da administração liderada pelo prefeito Odir Gotardo (PT). Além da melhoria da qualidade de ensino na educação, da infantil à básica, com a capacitação contínua e a valorização de professores; merenda saudável e nutritiva, a compra de livros didáticos, a segurança do transporte escolar também é motivo de preocupação. Exemplo disso foi o encontro recente realizado pela Secretaria Municipal de Educação com terceirizados e que tratou da direção defensiva e a necessidade de conservação dos veículos.

Reunião sobre o transporte escolar (Foto: Ascom)

“Foi um momento em que ressaltamos aos motoristas o cuidado e a responsabilidade que devem ter ao locomover as crianças que utilizam o transporte escolar”, destacou o prefeito Odir Gotardo.

Quando o assunto é saúde, a administrativa de Odir Gotardo também oferece o programa Saúde Bucal na Escola que leva orientações sobre como cuidar bem dos dentes para estudantes das escolas municipais e Centros de Educação Infantil. A ação beneficia cerca de 300 alunos todos os meses e tem contribuído decisivamente para melhoria no índice que mede a saúde bucal. A atividade é desenvolvida pelos profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

Ação contra a exploração de crianças (Foto: Divulgação)

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza atividade de divulgação, combate e conscientização quanto ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para isso, já distribuiu materiais informativos e deu orientações no Centro da cidade.

A Assistência Social oferece, também, uma série de atividades para cerca de 150 crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua de forma descentralizada, oferecendo atividades em projetos com oficinas, de música, dança e jogos.

O projeto Brincadeiras na Comunidade, do Governo do Estado, implementado pela Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve ações para crianças de 0 a 12 anos, utilizando o lúdico como uma forma de socialização. O projeto está acontecendo em localidades do interior do município, sempre levando informação, prevenindo situações de violência ou violações de direitos, com muita diversão através de brincadeiras, teatro, música, jogos e esportes. Esta ação já atendeu mais 300 crianças.

Merenda saudável (Foto: Divulgação)

Para que as crianças tenham oportunidades e espaços de ocupar o seu tempo de maneira saudável, são disponibilizadas aulas de balé. Outra opção, são as escolinhas desportivas de vôlei, futsal, basquetebol, futebol de campo e judô. Cerca de 700 crianças são envolvidas. Há também o Festival de Mini Vôlei.

Música e literatura (Foto: Divulgação)

Para mais momentos de entretenimento e lazer já foram adquiridos sete parquinhos para escolas e CMEIs e outro para a Praça Darci Brolini. “Outros quatro ainda serão adquiridos. O investimento total é superior a R$ 80 mil”, segundo o prefeito.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.