Propaganda no rádio e na TV coloca campanha no ar nesta sexta

Horário gratuito da propaganda eleitoral começa nesta sexta (9). Quatro dos sete candidatos a prefeito contam com blocos no rádio e na TV

Propaganda no rádio e na TV coloca campanha no ar nesta sexta (Foto: Reprodução/TSE)

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa nesta sexta (9). Assim sendo, o eleitor de Guarapuava conhecerá o que propõe cada um dos seis candidatos a prefeito. Isso porque dos sete candidatos, André Tecchio não possui horário eleitoral. De acordo com regra instituída pela Emenda Constitucional 97/207, o partido o DC, do PMN, PTC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficam sem tempo.

Entretanto, a coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’, por reunir sete partidos, ficou com o maior tempo. Assim a propaganda para prefeito contará com 3’56”por bloco. Além de 1.157 inserções. Conforme a coligação, estão juntos o Cidadania, Podemos, PP, PSDB, PSD, PROS e PL.

De acordo com  a distribuição do tempo, o ‘Movimento Guarapuava para Todos’ tem o segundo maior tempo. Formada pelo PT, MDB e PCdoB, a coligação tem 2’28” e 729 inserções na majoritária. Todavia, em seguida vem ‘Por Você’ (DEM, PDT e Solidariedade) com 1’48” e 533 inserções. Já para a ‘Renova Guarapuava’ (Republicanos e PSC) destinou-se 1’03” e 312 inserções. Na ‘laterninha’ surge a candidatura avulsa de Luiza Noriler (Patriotas) com 0:22 e a coligação ‘Aliança por Guarapuava’ (Avante e PMN) com 0:19″.

A PRIMEIRA

A coligação ‘Por Você’  será a que vai começar o bloco do horário destinado aos prefeitos nesta sexta (9). O último bloco fica com a ‘Renova Guarapuava’. Conforme o cronograma, em segundo virá ‘Guarapuava cada vez melhor’, seguida pela ‘Aliança por Guarapuava’; Movimento Guarapuava para Todos.

Entretanto, segundo a regra da Justiça Eleitoral, a partir do dia seguinte, haverá revezamento. Assim, valerá a máxima de que “os últimos serão os primeiros”. Ou seja, a coligação que entrou por último no dia anterior, começa o bloco. Nesse caso, a ‘Renova Guarapuava’ e assim sucessivamente.

O TEMPO

A propaganda no horário eleitoral gratuito, ocorre em blocos para prefeitos.  Conforme o TRE, será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Entretanto, haverá também inserções ao longo da programação diariamente. Inclui-se aí os domingos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a  distribuição do tempo entre os partidos está prevista na Resolução número 23.610/2019. Conforme o TRE, do total, 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações. Outros 90% divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. Todavia, no caso de coligação, leva-se em conta o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos.

ORDEM DO PRIMEIRO DIA E TEMPOS

AS INSERÇÕES DAS COLIGAÇÕES E PARTIDOS

INSERÇÕES DOS VEREADORES

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

NOVO BOLETIM

Guarapuava confirma 21 novos casos de covid-19

POLÊMICA

Informação equivocada de assessoria provoca 'tempestade em copo d´água'

CIDADE INTELIGENTE

Pato Branco ganha o título de 'Capital Tecnológica e Inovadora' do Paraná

Comentários