Qualidade das águas do Litoral e Interior está própria para banho

Água de Ponta da Pita, em Antonina, permanece imprópria

(Foto: Jaelson Luca)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta feira (11), o quarto boletim de balneabilidade da temporada. De acordo com as análises, a qualidade das águas no Litoral e no Interior não sofreram alteração desde o primeiro boletim. No Interior, os 17 pontos estão recomendados para banho.

“A qualidade da água que se mantém na maioria dos pontos se deve aos investimentos realizados em nosso Litoral na questão do saneamento, limpeza e educação ambiental”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

LITORAL

O banho continua recomendado para a maioria dos pontos no Litoral. Segundo Ivonete, na Ponta da Pita se acumula o esgoto porque é uma praia tranquila, sem ondas e correntes marítimas. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.

SINALIZAÇÃO

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta feira, no período da manhã. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Relacionadas

RANKING

Produtor de Guarapuava é premiado em "Oscar" da raça Nelore

SORTE

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 25 milhões

CAMPANHA

Para realizar o sonho de casar, casal guarapuavano está vendendo empadas e cupcakes

Comentários