22/08/2023
Cotidiano Economia Paraná

Reajuste anual das tarifas de pedágio do Paraná será definido na próxima segunda (10)

Concessionárias protocolaram o pedido de reajuste no final de novembro

pedagio no parana

Todo ano, as concessionárias atualizam as tarifas de pedágio (Foto: Divulgação)

O percentual de reajuste das tarifas de pedágio das rodovias paranaenses deve ser definido na próxima segunda feira (10) em reunião na Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar). No total, 27 praças de pedágio compõe o Anel de Integração estadual.

De acordo com o contrato das concessionárias, os preços e datas deveriam ter sido reajustados já no dia 1º de dezembro, mas devido a alguns empecilhos, a atualização teve que ser adiada. Um dos motivos foi o atraso na divulgação do relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que traz índices utilizados como base de cálculo para a recomposição inflacionária do setor rodoviário.

As concessionárias só conseguiram protocolar o pedido de reajuste no dia 27 de novembro. O documento tramitou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e foi enviado à Agepar nessa terça feira (4).

Segundo informações apuradas pela Gazeta do Povo, outra questão que interferiu no atraso do pedido foi a ação do governo estadual junto à Justiça, reivindicando a autorização para não aplicar o reajuste anual, sob a alegação de que as concessionárias são suspeitas de corrupção e estão sendo investigadas pela operação Lava Jato. A liminar foi negada sob a explicação de que a recomposição anual não deve ser relacionada à investigação, já que os casos pertencem a esferas judiciais diferentes.

Ainda não há estimativa de valores nem datas do reajuste para as tarifas de pedágio no Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.