22/08/2023
Economia Paraná

Receita encontra irregularidades em 34% dos postos fiscalizados

Em Guarapuava foram encontradas irregularidades cadastrais e problemas com inatividade

FISCALIZA

(Foto: Divulgação/Receita Estadual)

A Receita Estadual do Paraná deflagrou uma operação integrada de fiscalização em 101 postos de combustíveis em 17 municípios do estado. As ações pretendem garantir o cumprimento das normas tributárias, além de combater a concorrência desleal entre os estabelecimentos comerciais. Em Guarapuava foram encontradas irregularidades cadastrais.

O balanço identificou que do total de postos fiscalizados, 34% apresentaram algum tipo de infração tributária, sendo as mais comuns, o estoque de combustível sem a documentação fiscal regulamentar e a falta de emissão do documento fiscal. O volume encontrado de combustíveis com irregularidades foi de 214 mil litros de gasolina e 398 mil litros de etanol. Foram lavrados seis autos de infração, que podem gerar processos administrativos de apuração e aplicação de penalidade.

Além disso, 14 postos foram notificados a apresentar defesa prévia acerca das irregularidades identificadas.  Quatro postos tiveram inscrição estadual pré-canceladas por irregularidades cadastrais e por inatividade. Os estabelecimentos estavam instalados nas cidades de Guarapuava e Umuarama. Os demais postos tiveram multa de valor reduzido e ficarão sujeitas a novas fiscalizações. O valor total apurado com as irregularidades foi de R$ 685.912,98, relativos ao pagamento do imposto devido e multas aplicadas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.