22/08/2023
Guarapuava Política

Republicano define hoje (2) lançamento de pré-candidatura de Janaína

Diretório Estadual faz encontro nesta segunda (2) em Curitiba e definirá festa política de lançamento no dia 12 de março em Guarapuava

janaina

A biomédica Janaína Naumman (Foto: Republicano)

Uma reunião nesta segunda (2), em Curitiba, vai definir o lançamento da pré-candidatura da biomédica Janaína Naumann em Guarapuava.

De acordo com o secretário-geral do Republicano no Paraná, Gilson Santos, o lançamento será num encontro comemorativo na próxima quinta-feira (12). “O local e o horário serão decididos com a Janaína e com o Ligeirinho [presidente municipal] nessa reunião de hoje”, disse ao Portal RSN.

Conforme Gilson Santos, a reunião do Diretório Estadual no Hotel Nacional, hoje (2), será para debater as pré-candidaturas majoritárias. “Também vamos apresentar a Janaína às demais provisórias”. Segundo o secretário-geral, o Partido está com “um olhar”  para as cidades que possuem acima de 100 mil habitantes.

“Teremos candidatos em Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Toledo, Curitiba. Incluindo chapas a vereadores”.

CONFRONTO

A pré-candidatura de Janaína Naumann à sucessão do prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos) em Guarapuava, confronta com outros pré-candidatos. Filiados ao então PRB, o secretário municipal de Saúde Celso Góes e o vereador Valdomiro Batista, já trabalhavam com pré-candidaturas majoritárias pelo partido. Com a decisão, ambos deverão se transferir para outras agremiações políticas.

Porém, com a articulação feita nos diretórios nacional e estadual, Janaína foi ungida pelas lideranças maiores. Assim, ela será a primeira mulher a entrar na disputa pela sucessão municipal. “Essa foi uma decisão dos dois diretórios. Hoje ela a nossa pré-candidata, por uma questão legal, mas com certeza será a nossa candidata em Guarapuava”.

Todavia, essa decisão deve mudar os rumos do partido na cidade. Com uma bancada composta por três vereadores, o Republicano compõe a base de Cesar Filho na Câmara. Porém, apenas Luiz Juraski disse que fica no partido, já que Valdomiro Batista e Pedro Moraes irão para outras siglas.

Considerando que o Podemos também buscará uma candidatura majoritária, caso não haja composição, Cesar Filho terá uma bancada a menos na sua base no Legislativo Municipal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.