22/08/2023
Política

Requião entrega em Prudentópolis 35 ônibus escolares para nove prefeituras

imagem-8338

Prudentópolis – O governador Roberto Requião entregou nesta quarta-feira (2), em Prudentópolis, 35 ônibus do programa do transporte escolar para municípios da região centro-sul do Paraná. “São ônibus especiais, mais altos e reforçados para andar nas estradas rurais. Os motoristas aprenderam num curso a ter um cuidado especial e receberam também noções de mecânica e de direção defensiva”, disse o governador.
Durante a solenidade, Requião também anunciou uma atenção especial aos produtores de feijão do município. Pudentópolis é o maior produtor de feijão preto do país, mas ainda utiliza sementes pobres. “Estamos melhorando, por meio do Iapar, sementes de feijão sem transgenia, que tem maior produtividade, e vamos fazer uma parceria com a prefeitura para destinar 2 mil quilos de sementes especiais aos produtores, que poderão fazer a multiplicação.”
A média de produção de uma semente simples por hectare fica em torno dos 750 quilos e da melhorada pelo Iapar fica em torno dos 5,4 mil quilos, comparou o governador. “Desta forma, nós vamos colher o suficiente para entregar 20 mil sacas destas sementes aos produtores de Prudentópolis”, explicou.

ÔNIBUS – Os ônibus escolares liberados em Prudentópolis vão atender nove municípios da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). O governo do Estado já encomendou 1.140 ônibus, investimento de R$ 133,4 milhões. Desse total, 666 veículos já foram entregues para 178 prefeituras.
“Os ônibus são o prosseguimento da nossa política que está transformando nossa educação pública na melhor do país”, disse o governador. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, explicou ainda Requião, fazem um levantamento da localização das residências dos estudantes da zona rural e estão oferecendo os dados às prefeituras para que elas racionalizem o transporte.
Segundo o prefeito Gilvan Agibert, o transporte escolar em Prudentópolis atende cerca de 5 mil estudantes. “Fazemos mais de cinco mil quilômetros por dia para realizar o transporte”, disse. “O governo está mostrando seu respeito pelas pessoas”, acrescentou.
O prefeito ainda lembrou alguns investimentos do governo do Estado no município. Citou a Clínica da Mulher e da Criança, a Biblioteca Cidad㠖 que já está em construção –, o Bombeiro Comunitário, o Centro da Juventude e o programa Trator Solidário. “O grande estadista é aquele que se preocupa com o futuro”, disse o prefeito ao se referir às iniciativas do governador Requião.
Segundo o prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Sergio Stoklos, o programa do transporte escolar traz economia aos municípios. “Podemos usar esses recursos economizados para investir em outros programas na área da educação”, afirmou.
Já o prefeito de Guamiranga, Ruy Machado do Nascimento, disse que o município transporta atualmente 1,5 mil alunos e usa seis ônibus próprios e cinco terceirizados. “Com a chegada destes três ônibus, nós vamos diminuir o número de terceirizados e, com isso, estaremos economizando cerca de R$ 18 mil por mês”, apontou.
Para prefeito em exercício de Rio Azul, Paulo Henrique Clazer de Andrade, os ônibus chegaram em boa hora. “Estamos deficitários, os ônibus nos ajudarão principalmente neste momento difícil em que os municípios estão passando diante da diminuição dos repasses de recursos federais”, disse.
Os municípios beneficiados com os ônibus entregues por Requião em Prudentópolis são Fernandes Pinheiro (3 veículos), Guamiranga (3), Inácio Martins (4), Irati (5), Mallet (4), Prudentópolis (5), Rebouças (4), Rio Azul (4), Teixeira Soares (3). Dos veículos entregues, 20 deles têm capacidade para 31 passageiros e os outros 15 têm 23 lugares.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Alexandre Curi, Luiz Cláudio Romanelli, Felipe Lucas, Antonio Anibelli, Artagão Jr, e o secretário-chefe de gabinete, Carlos Moreira.

AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.