Reserva do Iguaçu – A convite da Secretaria de Estado da Agricultura, o prefeito Sebastião Campos, apresentou no 3º Encontro Estadual de secretários municipais de agricultura em Curitiba, a experiência positiva do município junto ao PAA, programa de aquisição de alimentos, o compra direta.
O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria estadual de Meio ambiente, Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dois municípios foram convidados para apresentar suas experiências: Reserva do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
Na ocasião também foi tratado da nova lei que garante a aquisição de no mínimo 30% da merenda escola dos estados e município direto da agricultura familiar, sem a necessidade de licitação.
Reserva do Iguaçu iniciou em 2005 no programa, com 15 produtores e R$ 12.000,00. Hoje são 90 produtores e R$ 80.000,00. Cerca de 3000 pessoas são beneficiados com o programa (mais de 1/3 da população do município) trazendo renda direta aos produtores, alimentação mais saudáveis aos alunos e economia aos cofres públicos municipais, já que o custo do município é o de organizar a produção e os produtores. Com a nova lei, o programa deverá ter um implemento significativo de recursos, beneficiando muito mais alunos e agricultores.
A prefeitura de Reserva do Iguaçu está elaborando um projeto de construção de um centro de comercialização de produtos e unidade de conservação, para um melhor aproveitamento e segurança alimentar.
Na ocasião, também estavam o secretário de agricultura do município João Fernandes Nunes Felix, a assessora de projetos Ana Ribas e Derli Morais, responsável pela merenda escolar e uma das pessoas responsáveis pelo PAA no município.
Política
Reserva do Iguaçu é exemplo do Programa de Aquisição de Alimento – PAA
- Por Cristina Esteche
- 16/11/2009