22/08/2023
Política

Richa vai privatizar a PR 280 no Sudoeste do Paraná

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Da Redação

O governador Beto Richa recebeu no Palácio Iguaçu, prefeitos, deputados e lideranças da região Sudoeste do Estado e apresentou o projeto de concessão da PR-280, uma das maiores demandas da região. Com 284 quilômetros de extensão, que vai do município de Realeza até Palmas, no Sul do Estado, conhecido como Corredor do Sudoeste, a rodovia está bastante deteriorada, devido ao tráfego intenso de veículos pesados, e oferece risco à segurança dos usuários. O investimento será de R$ 3 milhões. O projeto inclui um contorno em Francisco Beltrão e outro em Marmeleiro.
A rodovia será privatizada.
“Em setembro o Governo do Estado irá lançar o edital para empresas que queiram participar da duplicação da PR-280, com posterior concessão desta rodovia, atendendo a demanda da região”, disse Richa.

 Para os prefeitos do Sudoeste, a concessão é a alternativa mais viável para a melhoria da rodovia, com tarifas de pedágio que não onerem a população. “Muitos motoristas desviam da BR-277 e acabam utilizando a PR-280, o que acaba deteriorando e precarizando a rodovia. Além disso, o número de acidentes é muito elevado”, explicou o presidente da AMSOP, Altair Gasparetto. “Os 42 prefeitos da região vão defender o projeto de concessão junto à população e realizar audiências públicas para discutir as maiores demandas”, disse.

Projeto

O projeto desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) prevê uma série de melhorias, como a duplicação do trecho entre Pato Branco e Francisco Beltrão. O custo para as obras, num intervalo de 25 anos, está estimado em R$ 1,8 bilhão. “Fizemos uma contagem de tráfego da rodovia, que chegou em torno de 7,5 mil veículos circulando por dia, o que justifica fazer a concessão”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

O DER-PR está estudando as necessidades da rodovia – onde precisa de duplicação, de terceiras faixas e de viadutos – e, em setembro, será lançado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para as concessionárias. “Vamos dar seis meses para as empresas fazerem o projeto. O DER vai escolher o melhor, que vai para licitação, valendo a menor tarifa. Estamos propondo uma tarifa básica de R$ 6 a cada 50 quilômetros de rodovia”, explicou.

 Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e os deputados estaduais Guto Silva, Paulo Litro e Wilmar Reichembach, além de lideranças da região Sudoeste.

Cristina Esteche

Jornalista

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